Analise a definição apresentado a seguir, refere-se à classi...
Analise a definição apresentado a seguir, refere-se à classificação de qual tributo?
“É o tributo cuja obrigação tem por fato gerador uma situação independente de qualquer atividade estatal específica, relativa ao contribuinte. Possui caráter geral, ou seja, se destina a cobrir as necessidades públicas gerais.”
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos analisar a questão sobre a classificação dos tributos.
Interpretação do Enunciado:
O enunciado descreve um tributo cuja obrigação tem por fato gerador uma situação independente de qualquer atividade estatal específica e que possui caráter geral, destinado a cobrir necessidades públicas. O tema central é a classificação dos tributos, mais especificamente, a compreensão dos impostos.
Legislação Aplicável:
De acordo com o Art. 16 do Código Tributário Nacional (CTN), imposto é definido como o tributo cuja obrigação tem por fato gerador uma situação independente de qualquer atividade estatal específica, relativa ao contribuinte.
Exemplo Prático:
Considere o Imposto de Renda. Ele é cobrado com base na renda auferida por uma pessoa, sendo independente de um serviço específico prestado pelo Estado ao contribuinte.
Justificativa da Alternativa Correta (A - Impostos):
A alternativa correta é a letra A. A definição apresentada no enunciado corresponde à de impostos, pois eles têm como fato gerador uma situação que não depende de qualquer atividade estatal específica. Além disso, impostos têm caráter geral, usados para financiar despesas gerais do Estado.
Análise das Alternativas Incorretas:
B - Taxas: As taxas são tributos que têm como fato gerador o exercício do poder de polícia ou a utilização efetiva ou potencial de serviços públicos específicos e divisíveis, prestados ao contribuinte ou postos à sua disposição.
C - Contribuições de melhoria: Elas são cobradas em função de obras públicas que valorizam imóveis, ou seja, têm uma relação direta com uma atividade estatal específica.
D - Empréstimos compulsórios: São tributos extraordinários, geralmente instituídos em situações de calamidade pública, guerra externa ou investimento de caráter urgente e relevante interesse nacional, o que não se alinha com a definição do enunciado.
Dicas para Evitar Pegadinhas:
Preste atenção nas palavras-chave como "independente de qualquer atividade estatal específica" e "caráter geral", que são indicativos claros de impostos.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Artigo 16 CTN: Imposto é o tributo cuja obrigação tem por fato gerador uma situação independente de qualquer atividade estatal específica, relativa ao contribuinte.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo