Em grandes populações vulneráveis, a incidência de algumas ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2318820 Medicina
Em grandes populações vulneráveis, a incidência de algumas doenças tende a aumentar a cada dois ou três anos. Esse processo pode ser explicado pelo decréscimo no número de suscetíveis logo após a epidemia, e pelo sucessivo nascimento de crianças suscetíveis, cujo acúmulo vai permitir que nova epidemia venha a ocorrer no futuro.
A descrição acima diz respeito à ocorrência de
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Tema central: A questão aborda variações temporais na epidemiologia, especificamente os padrões de flutuação da incidência de doenças em grandes populações. Para Analistas Legislativos, é fundamental reconhecer esses padrões, já que impactam diretamente o planejamento de ações e políticas em saúde pública.

Justificativa da alternativa correta (C):
O enunciado descreve doenças cuja incidência aumenta em intervalos regulares de dois a três anos, em função do acúmulo de suscetíveis após períodos epidêmicos. Trata-se do conceito clássico de variações cíclicas.
Segundo o Curso Básico de Vigilância Epidemiológica - Módulo III do Ministério da Saúde: “Variações cíclicas são variações com ciclos periódicos e regulares... Um dado padrão é repetido de intervalo em intervalo.” Isso ocorre porque, após um surto, o número de indivíduos suscetíveis diminui, mas com o tempo, nascimentos e perda de imunidade elevam novamente esse contingente, permitindo nova epidemia. Patologias como sarampo e coqueluche são exemplos clássicos desse padrão.

Análise das alternativas incorretas:

A) Surto epidêmico: Um surto é um aumento inesperado de casos em uma localidade e tempo definidos, mas não necessariamente com recorrência cíclica. O foco no enunciado é regularidade e periodicidade, e não eventos isolados.

B) Endemia sazonal: Trata-se da persistência de determinada doença com oscilações relacionadas à estação do ano (sazonalidade), como viroses no inverno. O texto sugere ciclos plurianuais, não sazonais.

D) Variações sazonais: São variações ao longo do ano, normalmente previsíveis de acordo com estações climáticas. O enunciado fala em ciclos de dois a três anos, não influenciados diretamente pelas estações.

E) Variações irregulares: Essas são flutuações imprevisíveis e descontínuas, geralmente associadas a fatores inesperados. A regularidade temporal exclui essa opção.

Dica de prova: Atenção a palavras-chave como “regular”, “intervalo” e menções a padrões repetidos, que direcionam à alternativa correta em questões sobre vigilância epidemiológica.

Evidências científicas: Estudos clássicos e protocolos oficiais (exemplo: Ministério da Saúde) reforçam que doenças infecciosas com dinâmica de suscetíveis e exposição apresentam variações cíclicas reconhecíveis.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A questão aborda o padrão segundo o qual algumas doenças se manifestam em populações vulneráveis, com um aumento na incidência a cada dois ou três anos. As opções oferecidas referem-se a diferentes tipos de padrões epidemiológicos. As alternativas A (surto epidêmico) e E (variações irregulares) podem ser descartadas, pois a descrição indica um padrão previsível de tempo, e não um evento isolado (como em um surto) ou uma ocorrência sem periodicidade definida (como seria o caso de variações irregulares). Embora a alternativa B (endemia sazonal) possa parecer tentadora, ela sugere que a doença ocorre com uma regularidade relacionada às estações do ano, o que não é mencionado no enunciado. A alternativa D (variações sazonais) também pode ser confundida com o termo correto, mas, novamente, "sazonal" implica uma relação com as estações ou períodos específicos do ano, o que não é o caso aqui. A resposta correta é a alternativa C (variações cíclicas), pois a questão descreve um padrão de aumento na incidência da doença que ocorre em intervalos regulares de tempo (a cada dois ou três anos). Isso é resultado do ciclo de redução no número de pessoas suscetíveis após uma epidemia, seguido pelo nascimento de novas crianças suscetíveis, o que, ao longo do tempo, permite que uma nova onda da doença aconteça. Portanto, a resposta C é a correta porque corresponde à descrição de um padrão epidemiológico que se repete em intervalos regulares ou cíclicos, independentemente das estações do ano.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo