Nós, abaixo-assinados, tendo nos reunido em virtude das orde...
“Pedimos que todos os privilégios sejam abolidos. Declaramos que se alguém merece ter privilégios e gozar de isenções, são os habitantes do campo, pois são os mais úteis ao Estado, porque por seu trabalho o fazem viver. Pedimos também que as talhas com as quais a nossa paróquia está sobrecarregada sejam abolidas; que este imposto seja convertido num só e único imposto ao qual devem ser submetidos todos os eclesiásticos e nobres sem distinção”.
Adaptado de MATTOSO, Kátia M. de Q. Textos e documentos para o estudo de História Contemporânea. São Paulo: Edusp, 1976.
O documento exemplifica