A Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) da ANVISA nº 222/20...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q4256902 Biomedicina - Análises Clínicas

A Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) da ANVISA nº 222/2018 estabelece diretrizes para o gerenciamento de resíduos de serviços de saúde (RSS) no Brasil, visando à proteção ambiental e à saúde pública. Considerando as classificações e os procedimentos definidos por essa norma, analise as afirmativas a seguir.



I. Os resíduos do grupo A (biológicos) devem ser acondicionados em sacos brancos leitosos, resistentes e impermeáveis, com símbolo de biohazard, e destinados à esterilização ou incineração.



II. Resíduos perfurocortantes do grupo E (perfurocortantes) devem ser descartados em recipientes rígidos, resistentes à punctura, com tampa e identificação, mesmo que não estejam cheios completamente.



III. Resíduos químicos do grupo B (químicos) com risco à saúde pública, como medicamentos citostáticos, devem ser segregados e destinados à reciclagem obrigatória, independente de suas características de periculosidade.



IV. O plano de gerenciamento de RSS deve incluir a segregação, o acondicionamento, o armazenamento, a coleta, o transporte, o tratamento e a destinação final, sendo obrigatória a capacitação dos profissionais envolvidos.



Das afirmativas, estão corretas 

Alternativas