Células tronco são tipos de células que podem se diferenciar...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2318795 Medicina
Células tronco são tipos de células que podem se diferenciar em células com funções muito especializadas, constituindo diferentes tipos de tecidos do corpo.
Em termos práticos, podemos afirmar que células-tronco são células que têm o potencial de recompor tecidos danificados e, assim, auxiliar no tratamento de doenças como câncer, mal de Parkinson, mal de Alzheimer e doenças degenerativas e cardíacas.
A Lei de Biossegurança (Lei nº 11.105/2005) autoriza e regula a pesquisa com células tronco.
Sobre o uso de células tronco, avalie as afirmativas a seguir.
I. É permitido o uso, após 2 anos de congelamento.
II. É permitido uso quando obtida em fertilização in vitro.
III. É vedada sua comercialização.
Está correto o que se afirma em
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Comentário da Questão – Células-tronco e a Lei de Biossegurança

Tema central: A questão aborda o uso de células-tronco para pesquisa e terapia à luz da legislação brasileira, exigindo conhecimento da Lei de Biossegurança (Lei nº 11.105/2005), especialmente quanto à origem, tempo de armazenamento dos embriões e à proibição de comercialização.

Justificativa da alternativa correta (D – II e III):

  • II. É permitido uso quando obtida em fertilização in vitro: Correto. Segundo o Art. 5º da Lei nº 11.105/2005: "É permitida, para fins de pesquisa e terapia, a utilização de células-tronco embrionárias obtidas de embriões humanos produzidos por fertilização in vitro e não utilizados." Isso possibilita o avanço da pesquisa em terapias para várias doenças (ex: Parkinson, Alzheimer).

  • III. É vedada sua comercialização: Correto. A mesma legislação, §3º do Art. 5º, determina: "É vedada a comercialização do material biológico..." Garantindo, assim, padrões éticos e respeito à dignidade humana, conforme reforçado em consenso pela literatura biomédica (Harrison’s Principles of Internal Medicine, 20ed).

Análise das alternativas incorretas:

I. É permitido o uso, após 2 anos de congelamento: Incorreta. A lei só permite após 3 anos de congelamento, conforme Art. 5º, II. Atenção a esse número: questões de concurso costumam cobrar detalhes numéricos como este para confundir o candidato. Pegadinha clássica!

Estratégia para a leitura: Sempre destaque termos quantitativos (anos, porcentagens) e condições específicas exigidas por leis e diretrizes. Nem todo tempo mencionado é o correto! Consulte o texto legal sempre que possível.

Conclusão: Apenas as afirmativas II e III estão de acordo com a Lei de Biossegurança. Células-tronco embrionárias podem ser usadas quando derivadas de embriões de fertilização in vitro, respeitando o consentimento dos genitores, mas é proibida qualquer comercialização. Fique atento aos detalhes da legislação e evite erros em provas por falta de atenção aos critérios numéricos.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A afirmativa I está incorreta porque a Lei de Biossegurança brasileira não estipula um período específico de congelamento após o qual é permitido o uso de células-tronco. O critério para a utilização de células-tronco embrionárias, conforme a lei, é que elas sejam obtidas de embriões humanos produzidos por fertilização in vitro e que sejam inviáveis ou que estejam congelados há 3 anos ou mais, o que não corresponde ao período mencionado na alternativa I. A afirmativa II está correta e é um ponto central da Lei de Biossegurança: é permitido o uso de células-tronco embrionárias obtidas de embriões humanos produzidos por técnicas de fertilização in vitro, desde que sejam embriões inviáveis ou não utilizados no procedimento de fertilização, o que está de acordo com as diretrizes éticas e legais estabelecidas. A afirmativa III também está correta porque a mesma lei proíbe expressamente a comercialização do material biológico que dá origem às células-tronco embrionárias, visando evitar o tráfico e a exploração comercial de material genético e embriões humanos. Portanto, a resposta correta é a alternativa D - II e III, apenas, pois apenas as afirmativas II e III estão de acordo com a Lei de Biossegurança (Lei nº 11.105/2005).

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo