Sobre o processo de industrialização da agricultura brasilei...
( ) A lógica do desenvolvimento capitalista na agricultura está dissociada do processo de internacionalização da economia brasileira.
( ) A expansão da produção de soja no Brasil está relacionada ao hábito típico do brasileiro de cozinhar os alimentos utilizando o óleo de soja, por isso não é verdade que a produção de soja para exportação foi incentivada pelos governos militares pós-1964.
( ) Diante da total subordinação do campo à indústria, encontra-se no campo brasileiro o domínio absoluto do modo de produzir industrial e a expansão total do trabalho assalariado.
( ) A industrialização da agricultura tem acelerado o processo de separação entre a cidade e o campo, fazendo com que as lutas dos trabalhadores do campo e da cidade não tenham possibilidade de unificação.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos analisar a questão proposta sobre a industrialização da agricultura brasileira. Esse tema é crucial para entender como a agricultura no Brasil evoluiu e se tornou uma parte fundamental da economia, principalmente no contexto de globalização e desenvolvimento econômico.
A industrialização da agricultura refere-se à aplicação de técnicas industriais na produção agrícola, o que inclui o uso de maquinário, fertilizantes químicos, sementes geneticamente modificadas e práticas de gestão avançadas para aumentar a produtividade.
Agora, vamos analisar cada assertiva da questão:
1ª Assertiva: A lógica do desenvolvimento capitalista na agricultura está dissociada do processo de internacionalização da economia brasileira. - Esta afirmação é falsa. A industrialização da agricultura está intimamente ligada à internacionalização econômica, uma vez que o Brasil se tornou um grande exportador de produtos agrícolas, como soja e carne. Fontes como o IBGE e a Embrapa destacam a importância das exportações na economia agrícola.
2ª Assertiva: A expansão da produção de soja no Brasil está relacionada ao hábito típico do brasileiro de cozinhar os alimentos utilizando o óleo de soja, por isso não é verdade que a produção de soja para exportação foi incentivada pelos governos militares pós-1964. - Esta afirmação é falsa. A expansão da soja foi, de fato, incentivada pelos governos militares, visando aumentar a exportação. A demanda interna não foi o principal motivador. A soja é um produto estratégico nas exportações brasileiras.
3ª Assertiva: Diante da total subordinação do campo à indústria, encontra-se no campo brasileiro o domínio absoluto do modo de produzir industrial e a expansão total do trabalho assalariado. - Esta afirmação é falsa. Embora haja uma grande influência industrial, o campo brasileiro ainda apresenta uma diversidade de formas de produção e nem todo trabalho é assalariado. Existem muitos pequenos produtores que não seguem o modo industrial completo.
4ª Assertiva: A industrialização da agricultura tem acelerado o processo de separação entre a cidade e o campo, fazendo com que as lutas dos trabalhadores do campo e da cidade não tenham possibilidade de unificação. - Esta afirmação é falsa. A industrialização, na verdade, tem criado novas formas de integração rural-urbana, embora haja desafios, as lutas dos trabalhadores podem se unificar em torno de questões comuns, como direitos trabalhistas e ambientais.
Portanto, a ordem correta das respostas é: E - V – F – F – F.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo