Os músculos da mandíbula são mais comumente chamados múscul...
Relacione a 1ª COLUNA com a 2ª COLUNA:
Músculo 1) Masseter 2) Bucinador 3) Digástrico 4) Milo-Hióideo
Funções
(A) Puxa a comissura labial e comprime os lábios e bochechas.
(B) Favorece a deglutição, puxando o hióideo para cima como faz o genihióideo, deprime também a mandíbula quando o hióideo está fixo.
(C) É um músculo elevador que contribui significativamente para a projeção anterior da mandíbula e, também para sua lateralidade.
(D) Faz parte dos músculos suprahióideos. É basicamente um músculo depressor, produz também a retropulsão da mandíbula.
A relação CORRETA é:
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Tema central da questão:
O enunciado avalia as funções anatômicas dos principais músculos envolvidos na mastigação e deglutição, exigindo do candidato conhecimento prático da anatomia funcional do sistema estomatognático, essencial para o exercício da Medicina, especialmente na Otorrinolaringologia.
Comentário sobre a alternativa correta (B):
A alternativa B faz a correspondência correta entre cada músculo e sua principal função:
- 1) Masseter — (C): O masseter é um músculo elevador robusto e potente, que atua elevando a mandíbula, promovendo o fechamento da boca e contribuindo para a protrusão/movimentos laterais da mandíbula. A literatura clássica (“Gray’s Anatomy”, cap. 56) reforça essa descrição funcional.
- 2) Bucinador — (A): O bucinador comprime as bochechas e puxa a comissura labial, permitindo movimentação dos alimentos entre os dentes durante a mastigação, além de ser fundamental para o sopro e a sucção (“Moore & Dalley, Anatomia Orientada para a Clínica”, p. 979).
- 3) Digástrico — (D): Músculo suprahióideo, atua especialmente na depressão (abaixamento) e retropulsão da mandíbula, além de elevar o osso hióide durante a deglutição e fala.
- 4) Milo-hióideo — (B): Facilita a deglutição ao elevar o osso hióide e o assoalho da boca, e pode deprimir a mandíbula (vide “Netter, Atlas de Anatomia Humana”, p. 79).
Análise das alternativas incorretas:
As demais opções trocam a função de pelo menos um músculo, desrespeitando a anatomia básica. Pegadinha clássica: Atenção para diferenciar músculos da mastigação dos músculos auxiliares ou mímicos (como o bucinador, que é da mímica facial).
- Na alternativa A, o masseter foi associado a uma função de músculo suprahióideo.
- Em C e D, percebe-se inversão entre papéis de músculos elevadores/depressores.
- A alternativa E confunde a função do digástrico.
Evidências e diretrizes:
Conforme abordado pelo Protocolo de Disfunção Temporomandibular e Dores Orofaciais do Ministério da Saúde (2022): “A identificação dos músculos da mastigação e músculos acessórios é fundamental para diagnóstico diferencial e planejamento terapêutico” (p. 9).
Resumo de estratégia para questões do tipo:
Identifique rapidamente, pelo conhecimento anatômico, se o músculo é elevador, depressor ou atua na mímica, e associe a ação descrita. Cuidado com termos ambíguos, como “puxar a mandíbula”, que pode sugerir tanto elevação quanto depressão.
Conclusão:
A alternativa B está correta por alinhar as descrições anatômicas clássicas das principais funções dos músculos mastigatórios e acessórios.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo