Considerando a oração “Os candidatos estavam confiantes”, as...
Considerando a oração “Os candidatos estavam confiantes”, assinale a alternativa correta.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (7)
- Comentários (6)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Tema central: Esta questão avalia análise sintática, exigindo o reconhecimento de funções morfossintáticas dos termos da oração, especialmente o predicativo do sujeito, bem como o entendimento de predicado nominal, verbo de ligação e adjunto adnominal conforme a norma-padrão.
Justificativa da alternativa correta (B):
Na oração "Os candidatos estavam confiantes":
- Sujeito: "Os candidatos"
- Verbo de ligação: "estavam"
- Predicativo do sujeito: "confiantes"
Segundo Bechara (“Moderna Gramática Portuguesa”), o predicativo do sujeito é o termo que atribui uma característica ao sujeito, normalmente via verbo de ligação. Aqui, “confiantes” caracteriza “os candidatos”, vinculando-se por “estavam”. Assim, há predicativo do sujeito — justificando a alternativa B.
Análise das alternativas incorretas:
A) "O predicado é classificado como verbal."
Errada. O predicado é nominal, pois o núcleo é o adjetivo “confiantes”, atribuindo qualidade ao sujeito, conforme Cunha & Cintra.
C) "Não há adjunto adnominal do sujeito."
Errada. O artigo “Os” funciona como adjunto adnominal, determinando “candidatos”.
D) "O verbo “estavam” é o complemento verbal."
Errada. “Estavam” é verbo de ligação, e não complemento verbal.
E) "O termo “confiantes” é classificado como objeto direto."
Errada. “Confiantes” é predicativo do sujeito, não objeto direto, pois está ligado ao sujeito através de verbo de ligação.
Dicas para provas:
Atente-se ao verbo de ligação. Ele não expressa ação, mas sim estado/qualidade (ser, estar, permanecer etc.), e faz o predicado ser nominal (e não verbal!). Mantendo atenção à análise dos elementos da oração, evita-se erros comuns com funções sintáticas parecidas.
Resumo da regra: O predicativo do sujeito sempre atribui uma característica ao sujeito via verbo de ligação, enquanto o objeto direto recebe a ação de um verbo transitivo direto. Fique atento à função de cada termo, conforme orientam gramáticas de referência.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Os canditatos ( sujeito) estavam ( verbo de ligação) confiantes ( predicativo do sujeito/ predicativo nominal)
SEMPRE APÓS VERBO DE LIGAÇÃO TEM PREDICATIVO DO SUJEITO.
Gabarito B
O predicativo do sujeito é o termo que atribui uma característica, estado ou qualidade ao sujeito da oração, ligado a ele por um verbo de ligação (como ser, estar, parecer, permanecer).
- “Ela está feliz.” → “feliz” é predicativo do sujeito “ela”.
- “O livro é interessante.” → “interessante” caracteriza o sujeito “o livro”.
CFOPMBA
Há predicativo do sujeito na oração.
O termo "Confiantes" caracteriza o sujeito!
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo