No livro Reflexões sobre a criança, o brinquedo e a educação...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2424495 Pedagogia

No livro Reflexões sobre a criança, o brinquedo e a educação, Benjamin (2002, p. 57), afirma:


É que crianças são especialmente inclinadas a buscarem todo o local de trabalho onde a atuação sobre as coisas se processa de maneira visível. Sentem-se irresistivelmente atraídas pelos detritos que se originam da construção, do trabalho no jardim ou na marcenaria, da atividade do alfaiate ou onde quer que seja. Nesses produtos residuais elas reconhecem o rosto que o mundo das coisas volta exatamente para elas, e somente para elas.


Tendo em vista esta visão das crianças, considere as afirmativas que traduzem a visão de Benjamin acerca dos modos da pedagogia e como lidar com elas.


I) O reconhecimento do potencial criativo das crianças fundamenta a Pedagogia Moderna sobre bases de uma estética da criação e do valor das experiências infantis.

II) O preconceito de que as crianças são seres distantes e incomensuráveis leva o pedagogo a pensar inventivamente na produção do entretenimento delas.

III) Desde o Iluminismo, a pedagogia tende a especular, de forma unilateral, sobre a produção de objetos apropriados às crianças, sem perceber o que é objeto de atenção delas.

IV) Uma pedagogia que incorpora as histórias dos livros infantis causa choque ao imaginário infantil, pois as crianças carecem dos detalhes do mundo a sua volta.


Está(ão) correta(s),

Alternativas