Com base no conhecimento nos elementos da direção defensiva...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3735112 Segurança e Transporte
Com base no conhecimento nos elementos da direção defensiva associe os termos apresentados na coluna 1 com seu conteúdo correspondente apresentado na Coluna 2.

Coluna 1:
1.Previsão
2.Habilidade
3.Atenção

Coluna 2:
A.Saber exatamente qual a melhor maneira de parar, dar marcha a ré, fazer conversões, enfim, de manobrar o veículo. Este requisito é fundamental, principalmente, em manobras de emergência.
B.É a habilidade do motorista para antever o perigo ou situações de risco de acidentes, sejam mediatas ou imediatas.
C.Estar sempre alerta para o que se passa à sua volta, para as condições de tráfego, para o limite de velocidade na via percorrida, etc.

Assinale a alternativa que apresenta a associação correta: 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Tema central da questão: Elementos da Direção Defensiva – Previsão, Habilidade e Atenção.

A direção defensiva é um dos tópicos mais cobrados em concursos para Motorista, pois trata dos comportamentos essenciais que evitam acidentes e preservam vidas. Três dos principais elementos são:

1. Previsão: Capacidade do motorista de antecipar problemas e identificar riscos antes que eles se concretizem. Ou seja, prever ações de outros condutores, condições da via ou qualquer fator que possa resultar em acidente.
Exemplo: Notar um pedestre distraído próximo à faixa de travessia.

2. Habilidade: Refere-se ao domínio e destreza no manuseio dos comandos do veículo. Inclui executar e escolher a melhor técnica de manobra, especialmente em situações inesperadas.
Exemplo: Parar o veículo rapidamente sem derrapar numa situação de emergência.

3. Atenção: Estado de alerta constante em relação ao ambiente ao redor do veículo, à sinalização e às demais condições de tráfego.
Exemplo: Observar retrovisores e respeitar os limites de velocidade.

Associação correta:

  • 1. Previsão → B (antever situações de risco)
  • 2. Habilidade → A (saber manobrar e parar com precisão)
  • 3. Atenção → C (estar sempre alerta ao redor)

Portanto, a alternativa correta é: A) 1B, 2A, 3C.

Análise das alternativas:

B) 1A, 2C, 3B: Errada, pois troca o conceito de previsão por habilidade.
C) 1C, 2A, 3B: Errada, associa previsão com atenção e atenção com previsão.
D) 1A, 2B, 3C: Errada, inverte previsão e habilidade.
E) 1C, 2B, 3A: Errada, confunde previsão com atenção e habilidade com previsão.

Estratégias para não errar: Ao ler associações de termos, procure palavras-chave nos conceitos, como “antever” para previsão, “destreza” ou “manobra” para habilidade, e “alerta” para atenção. Leia com atenção, pois as bancas costumam trocar termos semelhantes para confundir o candidato.

Base normativa: Os conceitos aqui tratados são abordados em materiais de referência como o Manual de Direção Defensiva do Serviço Social do Transporte (SEST/SENAT) e em cursos oficiais de trânsito.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo