Assinale a alternativa que apresenta todas as palavras com g...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2009 Banca: IESES Órgão: CREA-SC Prova: IESES - 2009 - CREA-SC - Assessor de Imprensa |
Q2926741 Português

Assinale a alternativa que apresenta todas as palavras com grafia INCORRETA:

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Tema central: A questão trata de ortografia na Língua Portuguesa, exigindo o reconhecimento da grafia correta das palavras conforme a norma-padrão. Nos concursos públicos, esse tema é recorrente e exige atenção cuidadosa às regras ortográficas vigentes, principalmente aquelas modificadas pelo Novo Acordo Ortográfico.

Justificativa da alternativa correta:
Alternativa B apresenta todas as palavras com grafia incorreta:

  • menasNão existe na norma-padrão; o correto é menos, independente do substantivo ser masculino ou feminino. (Exemplo: "menos pessoas")
  • fonoaldiologia – A grafia correta é fonoaudiologia, com “u” antes do “d”.
  • excessão – O correto é exceção; note a ausência de dois "s".

Essa alternativa é a única que apresenta todas as palavras grafadas de forma errada, conforme prescrevem gramáticos como Celso Cunha & Lindley Cintra e Evanildo Bechara.

Análise das alternativas incorretas:

Alternativa A: Apenas “menas” está errada; “exceção” e “fonoaudiologia” estão corretas.
Alternativa C: Todas as palavras (“excelente”, “fusível”, “fricção”) estão corretas.
Alternativa D: A palavra “cefaléia” está grafada conforme a antiga ortografia; pós-Acordo, o correto é cefaleia, sem acento. Entretanto, “exceção” e “circuito” estão corretas.

Dicas e possíveis pegadinhas:

  • Palavras populares ou coloquiais como “menas” frequentemente aparecem em provas para testar o domínio da norma culta.
  • Erros de grafia sutil (excesso de letras, troca de “u” por “l”, acentuação extinta pelo novo Acordo) são comuns em questões e exigem máxima atenção!

Segundo o Manual de Redação da Presidência da República, o uso rigoroso da ortografia culta é fundamental em documentos oficiais e textos jornalísticos, exigindo plena conformidade com a norma-padrão.

Resumo da regra: Para acertar questões de ortografia, sempre questione: “Esta palavra existe nesta forma na norma culta? Ela está de acordo com o Novo Acordo Ortográfico?” Palavras inexistentes (“menas”), grafias alternativas não oficiais (“excessão”, “cefaléia”) e erros de formação (“fonoaldiologia”) devem ser eliminadas.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo