Em circuitos de corrente alternada, a resistência efetiva ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q529392 Eletricidade

Em circuitos de corrente alternada, a resistência efetiva ou real difere da resistência em corrente contínua. Sabendo desta diferença e considerando a resistência de um condutor aplicado a um circuito em corrente alternada, analise as afirmativas e assinale a resposta correta.


I. Na equação que determina a resistência de um condutor não apresenta diretamente na equação um fator que leve em consideração a temperatura de trabalho do condutor, a não ser pela resistividade, onde é considerado um valor de resistividade a uma temperatura a 20°C, geralmente;


II. A resistência efetiva de um circuito em corrente alternada pode ser determinada pela equação da potência (P = R x I2 ), ou seja, a resistência efetiva é a razão entre a potência dissipada na resistência e o quadro da corrente eficaz.


III. A resistência efetiva em um circuito de corrente alternada não pode ser determinada pela razão entre a tensão e a corrente, pois tal razão está relacionada à impedância do circuito, ou seja, envolve a resistência e reatância.


IV. O condutor apresenta perdas por radiação que é a perda na forma onda eletromagnética durante a transferência de energia de um elemento ao outro do circuito, sendo que tal efeito aparece quando a frequência tem um valor considerado alto.


V. Em um condutor percorrido por uma corrente alternada, o campo magnético variável age sobre ele mesmo, induzindo uma tensão que se opõe à corrente original. Este efeito é maior no centro do condutor, pois o centro concatena o fluxo magnético variável interno e externo. Em frequências elevadas, este efeito é ainda maior, aumentado a tensão induzida contrária no centro do condutor e praticamente toda a corrente se concentra na superfície do condutor.


Assinale a alternativa correta:

Alternativas