Assinale a alternativa correta a respeito do país que se op...
Responda a questão considerando o tema do texto abaixo:
A Guerra Civil da Síria é considerada pela ONU como a maior crise humanitária do século XXI. É estimado que o conflito tenha vitimado ao menos 250 (duzentos e cinquenta) mil pessoas, sendo que mais de 4,5 milhões tenham saído do país na forma de refugiados e que outros 6,5 milhões tenham sido obrigadas a se deslocar dentro do país.
Protestos a favor da democracia surgiram em março de 2011 após a prisão e tortura de adolescentes que picharam frases revolucionárias em críticas ao governo nos muros de uma escola.
Inconformadas com tal acontecimento, várias outras pessoas saíram às ruas para protestar contra restrições à liberdade impostas pelo governo ditador.
Em meio a isso, a guerra foi intensificada por grupos armados que, aproveitando a situação de conflito entre o governo e rebeldes, busca a conquista de territórios.
Do lado externo, temos os países simpatizantes aos rebeldes
e países a favor do governo ditador, os quais, externamente,
enviam forças para fomentar e intensificar o conflito interno
do país.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (12)
- Comentários (3)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: C - Estados Unidos.
A questão aborda a Guerra Civil na Síria, um conflito que vem sendo considerado pela ONU como a maior crise humanitária do século XXI. O enunciado pede que identifiquemos um país que se opõe ao governo sírio.
A guerra civil na Síria começou em 2011 e envolveu várias forças internas e externas. De um lado, o governo de Bashar al-Assad, apoiado por alguns países, e, do outro, grupos rebeldes e opositores, que contam com o apoio de outros países.
Resumo teórico: A Síria, sob o governo de Bashar al-Assad, enfrentou protestos populares que pediam mais democracia. Estes protestos evoluíram para um conflito armado, envolvendo diversos grupos com interesses distintos. A crise gerou um enorme número de refugiados e deslocados internos.
Justificativa para a alternativa C: Os Estados Unidos são um dos principais países que se opuseram ao governo de Bashar al-Assad na Síria. A oposição dos Estados Unidos ao governo sírio se deu por meio do apoio a grupos rebeldes e a realização de operações militares visando combater tanto o governo de Assad quanto grupos extremistas na região.
Análise das alternativas incorretas:
A - China: A China, em várias ocasiões, manifestou apoio ou uma posição de não intervenção nas questões internas da Síria, frequentemente vetando resoluções no Conselho de Segurança da ONU que eram contrárias ao governo sírio.
B - Rússia: A Rússia é um dos principais aliados do governo sírio, fornecendo apoio militar e diplomático a Bashar al-Assad. Portanto, ela não se opõe ao governo sírio.
D - Irã: O Irã também é um forte aliado do governo de Assad, fornecendo apoio militar e financeiro. Assim, ele não se opõe ao governo sírio.
Compreender as alianças internacionais é fundamental para interpretar corretamente questões de atualidades em concursos. Saber quais países apoiam ou se opõem a determinados governos pode ser decisivo na hora de responder questões sobre conflitos internacionais.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Estados Unidos não está no texto. Mal elaborada!
O texto é somente motivador. Para responder é necessário conhecimento sobre o assunto, no caso, saber que os EUA é contra o governo do ditador Bashar Al-Assad.
Gabarito C, pessoal :)
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo