Acerca do processo de surgimento das políticas sociais, de a...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2015 Banca: UTFPR Órgão: UTFPR Prova: UTFPR - 2015 - UTFPR - Assistente Social |
Q610904 Serviço Social
Acerca do processo de surgimento das políticas sociais, de acordo com Behring e Boschetti, é correto afirmar que:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: B

Tema central da questão: O surgimento das políticas sociais no contexto histórico e político a partir das análises de Behring e Boschetti. Esta questão é essencial para entender como as políticas sociais evoluíram e o papel do Estado nesse processo.

Resumo teórico: As políticas sociais surgiram como resposta às demandas sociais e econômicas, especialmente em resposta às tensões criadas pelo capitalismo industrial. Um marco importante foi a implementação de sistemas de seguridade social na Alemanha, sob o governo de Otto von Bismarck, que visavam desmobilizar a classe trabalhadora e conter a crescente insatisfação social. Este movimento é visto como uma estratégia do Estado para se adaptar às novas dinâmicas sociais sem abandonar os princípios capitalistas.

Justificativa da alternativa correta (B): A alternativa B está correta ao afirmar que a implementação inicial das políticas sociais ocorreu com o esquema de seguro social alemão, estabelecido por Bismarck. Este sistema foi uma medida estratégica para conter as demandas da classe trabalhadora e evitar revoltas sociais. Behring e Boschetti destacam essa iniciativa como uma das primeiras formas de institucionalização das políticas sociais em um contexto de Estado capitalista.

Análise das alternativas incorretas:

A: A afirmativa A sugere que a transição do Estado liberal para o Estado social foi devido exclusivamente a questões econômicas. No entanto, além das questões econômicas, essa transição foi também impulsionada por pressões sociais e políticas. Portanto, a alternativa simplifica excessivamente o processo.

C: A alternativa C exagera ao afirmar que os liberais queriam a extinção do Estado. Enquanto os liberais clássicos defendiam um Estado mínimo, eles não eram a favor de sua extinção total, mas sim de uma limitação de sua intervenção.

D: A alternativa D sugere uma ruptura radical entre o Estado liberal e o Estado social, mas, na verdade, houve uma continuidade e adaptação das estruturas estatais às novas demandas sociais, sem uma ruptura abrupta.

E: A alternativa E está incorreta ao afirmar que o período mencionado foi dominado pela social-democracia. Na verdade, esse período foi marcado por várias tentativas de implementação de políticas sociais, mas não foi caracterizado pelo domínio da social-democracia em escala global.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Este modelo instituiu-se na Alemanha no governo do chanceler Otto Von Bismarck, as iniciativas tomaram a forma de seguro público obrigatório, destinado a algumas categorias específicas de trabalhadores e tinham como objetivo desmobilizar as lutas da classe trabalhadora [...] O modelo bismarckiano é identificado como sistema de seguros sociais, pois suas características assemelham-se à de seguros privados. Em relação aos direitos, os benefícios cobrem principalmente os trabalhadores contribuintes e suas famílias [...] (BEHRING e BOSCHETTI, 2006, p. 65-66)

a) mudança na natureza do Estado liberal do século XIX para o Estado social do século XX deveu-se basicamente a questões econômicas, como a perda das bases materiais do liberalismo. (Crescimento do Movimento Operário e a concentração e monopolização do capital)

b) uma das primeiras experiências em políticas sociais deu-se com a lógica do seguro social alemão, que foi criado pelo governo de Bismarck, para desmobilizar as lutas da classe trabalhadora.

c) os liberais tinham tanta aversão à intervenção do Estado na economia e na vida social que chegaram a pedir sua extinção, já que o mercado deteria todas as ferramentas para manter-se em equilíbrio e garantir a paz social. (Para os liberais o Estado é um mal necessário)

d) para responder à questão social que explode a partir do final do séc. XIX, houve uma ruptura radical entre o Estado liberal (séc. XIX) e o Estado social capitalista (séc. XX). (Não houve ruptura radical, pois ambos reconhecem direitos sem romper com a lógica capitalista)

e) o período que vai de meados do século XIX até a terceira década do século XX é profundamente marcado pelo predomínio da social-democracia. (Predomínio da social-democracia é período pós - segunda guerra mundial)

Questão confusa. Devia se ater ao livro, já que foi referenciado. As autoras não respondem desse forma. Cabe recurso.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo