A Semana de Arte Moderna foi uma manifestação artístico-cul...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3613659 Literatura
A Semana de Arte Moderna foi uma manifestação artístico-cultural que ocorreu no Teatro Municipal de São Paulo entre os dias 13 a 17 de fevereiro de 1922.O evento reuniu diversas apresentações de dança, música, recital de poesias, exposição de obras - pintura e escultura - e palestras. Os artistas envolvidos propunham uma nova visão de arte, a partir de uma estética inovadora inspirada nas vanguardas europeias. O evento chocou parte da população e trouxe à tona uma nova visão sobre os processos artísticos, bem como a apresentação de uma arte "mais brasileira". Houve um rompimento com a arte acadêmica, contribuindo para uma mudança estética e para o Movimento Modernista no Brasil. Mário de Andrade foi uma das figuras centrais da Semana de Arte Moderna de 22. Ele esteve ao lado de outros organizadores: o escritor Oswald de Andrade e o artista plástico Di Cavalcanti.
(todamateria.com.br))
Marque o nome do poeta e do poema apresentado na noite de 15 de fevereiro de 1922, segunda noite da Semana de Arte Moderna, causando revolta entre os participantes do evento.
Alternativas