O acento grave não está com justificativa correta em:

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3415336 Português
O texto seguinte servirá de base para responder à questão.


Uma Viagem Musical ao Coração do Pará com Joelma


A música 'Voando Pro Pará', interpretada pela cantora Joelma, é uma verdadeira celebração da cultura paraense e uma declaração de amor ao estado do Pará, no Norte do Brasil. Conhecida por sua carreira inicialmente no grupo Banda Calypso e posteriormente em carreira solo, Joelma tem uma forte conexão com ritmos regionais e a música brega pop, o que se reflete em suas canções animadas e cheias de referências culturais.


A letra da música é um convite para conhecer e se deleitar com as belezas e sabores do Pará. Joelma menciona o tacacá, uma iguaria típica da região, e outros pontos turísticos e culturais, como o mercado Ver-o-Peso, a Estação das Docas, o clássico jogo de futebol Re-Pa (Remo vs. Paysandu), o Mangal das Garças e o Forte do Presépio. A artista expressa a sensação de liberdade e alegria que sente ao visitar esses lugares, enfatizando o prazer de estar em meio à cultura paraense.


A música também aborda a temática da saudade e do retorno às origens, algo muito presente na vida de quem migra ou viaja. Joelma canta sobre matar a saudade de coisas simples como a pupunha com café, mostrando que o valor da terra natal está nas pequenas coisas que remetem à identidade e às memórias afetivas. 'Voando Pro Pará' é, portanto, um hino à terra natal da cantora, um convite para dançar e se sentir bem, e uma forma de valorizar e divulgar a rica cultura do Pará.

(letras.mus.br/joelma)


Voando Pro Pará

Joelma

Eu vou tomar um tacacá

Dançar, curtir, ficar de boa

Pois quando chego no Pará

Me sinto bem, o tempo voa

Chegou o mês de férias, vou voando pro Pará

Vou direto ao Ver-o-Peso apurar meu paladar

Ficar bem à vontade e fazer o que quiser

E matar minha saudade da pupunha com café

Eu vou

Na Estação das Docas, vou

Ver o Re x Pa no estádio

Vou sair à noite com os amigos, eu vou me jogar

Eu vou

Lá no Mangal das Garças, vou

No Forte do Presépio

E, depois do Point do Açaí, eu quero me divertir

Eu vou tomar um tacacá

Dançar, curtir, ficar de boa

Pois quando chego no Pará

Me sinto bem, o tempo voa.


(Cristyan Lima,Isac Maraial,Nilk Oliveira e Valter Serraria)
O acento grave não está com justificativa correta em:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Comentário da Questão – Tema: Crase (Acento Grave Indicativo de Crase)

Interpretação do Enunciado:

A questão exige que você identifique, entre as alternativas, aquela em que o uso do acento grave (indicativo de crase) não está corretamente justificado. O tema central é a crase, que ocorre quando há a fusão da preposição a com o artigo feminino a ou as.

Regra Gramatical Aplicável:

Segundo a Gramática Normativa (Celso Cunha e Lindley Cintra) e o VOLP, a crase é usada quando:

  • O termo regente exige a preposição a (verbo, nome ou adjetivo que pede preposição);
  • O termo regido admite o artigo feminino a ou as antes do substantivo.

Exemplo prático: Vou à escola. (Vou a + a escola)

Análise das Alternativas:

Alternativa B (Gabarito) – INCORRETA quanto à justificativa:

“...remetem à identidade...”

A justificativa apresentada é: “Termo regente pede artigo e regido preposição”.

Explicação: Aqui há uma inversão na justificativa. O correto seria: O termo regente pede preposição (o verbo remeter exige preposição a), e o termo regido (identidade) admite artigo feminino (a identidade). Dessa forma, ocorre a crase (remetem a + a identidade = à identidade).

Portanto, a justificativa está errada, pois trocou a função dos termos regente e regido.

Alternativa A – CORRETA quanto à justificativa:

“...estar em meio à cultura paraense...”

Explicação: A expressão “em meio a” pede preposição a e, como “cultura” admite artigo feminino, ocorre a fusão (crase): em meio a + a cultura = à cultura. O termo “cultura paraense” é um complemento nominal, justificando o uso do acento grave.

Alternativa C – CORRETA quanto à justificativa:

“...e às memórias afetivas...”

Explicação: O termo “memórias afetivas” é objeto indireto do verbo “matar” (no sentido de matar a saudade de algo). O verbo “matar” aqui pede preposição a (de matar a saudade de algo), e “memórias” admite artigo feminino plural. Por isso, ocorre a crase (a + as = às).

Alternativa D – CORRETA quanto à justificativa:

“...retorno às origens...”

Explicação: “Retorno” é um substantivo que pede complemento nominal com preposição a, e “origens” admite artigo feminino plural. Portanto, a crase está corretamente usada (retorno a + as origens = às origens).

Como evitar armadilhas:

  • Leia atentamente a justificativa das alternativas, não apenas o uso da crase em si.
  • Lembre-se: Regente pede preposição e regido admite artigo.
  • Em concursos, é comum inverterem os termos para confundir. Fique atento!

Resumo: A alternativa B está errada porque troca as funções dos termos regente e regido na justificativa do uso da crase.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo