Em caso de fratura, é importante seguir os procedimentos co...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Para resolver essa questão, é importante compreender o tema central, que são os Primeiros Socorros em casos de fraturas. Saber como agir adequadamente pode fazer a diferença no estado de saúde da vítima até que chegue o atendimento médico profissional.
Fraturas são lesões ósseas que podem ser classificadas em dois tipos principais: expostas e não-expostas. Fraturas não-expostas são aquelas em que o osso quebrado não perfura a pele. Já nas fraturas expostas, o osso atravessa a pele, aumentando o risco de infecção.
A alternativa A está incorreta e é o foco da questão. A afirmação de que é recomendado mover a vítima para reposicionar o osso está errada. Em caso de fraturas, especialmente não-expostas, não se deve mover a vítima para reposicionar o osso, pois isso pode agravar a lesão e causar mais danos.
Vamos analisar as demais alternativas:
B - Correta. A imobilização da área afetada, incluindo articulações acima e abaixo da fratura, é uma prática correta. Isso ajuda a evitar movimentos e proporciona mais conforto à vítima.
C - Correta. Utilizar talas suficientemente longas para imobilizar duas articulações é fundamental para a eficácia da imobilização.
D - Correta. Talas improvisadas com materiais como papelão e cabos de vassoura são aceitáveis, desde que sejam acolchoadas para evitar danos à pele e ao tecido ao redor da lesão.
E - Correta. A definição de fratura não-exposta está correta, pois refere-se a uma situação onde o osso está quebrado, mas não atravessa a pele.
Para interpretar bem questões como essa, preste atenção nas palavras-chave e entendam os procedimentos corretos para situações de emergência. Fique atento a pegadinhas, como a sugestão de mover a vítima, que pode parecer plausível para um leigo, mas é incorreta.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo