Na Educação Infantil, o planejamento deve ter a criança no c...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: A
Fundamento decisivo: O enunciado pede comparar as alternativas com o conceito de planejamento centrado na criança na Educação Infantil. A evidência decisiva é a referência à criança como centro das decisões pedagógicas, com consideração de ritmos, formas de expressão, participação e contextos significativos, o que corresponde à alternativa A.
- Se a alternativa centraliza padronização adulta, ela se afasta do planejamento centrado na criança.
- Verifique se o item considera ritmos, múltiplas linguagens e participação da criança; esses são marcadores positivos do conceito.
- Desconfie de opções que trocam brincadeira e experiências significativas por formalização precoce.
- Quando aparecer aprendizagem significativa, confira se há vínculo com contextos e repertórios culturais, não exclusão deles.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo