É o processo em que materiais presentes na superfície terre...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (5)
- Comentários (4)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: E
Fundamento decisivo: O elemento decisivo foi a menção à remoção de materiais por água corrente, gelo e vento, o que aponta diretamente para o conceito de erosão e leva à alternativa E.
- Se o enunciado indicar remoção e transporte de materiais por água, vento ou gelo, a resposta tende a ser erosão.
- Se a ideia for deposição ou acumulação do material transportado, trata-se de sedimentação.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Lixiviação e laterização são processos naturais de intemperismo e degradação do solo em áreas tropicais. A lixiviação é a lavagem dos nutrientes solúveis pela água das chuvas, empobrecendo o solo. A laterização é o acúmulo de ferro e alumínio (óxidos) na superfície, formando uma crosta endurecida (canga) após secagem.
Lixiviação:
- Mecanismo: A água da chuva se infiltra e carrega nutrientes essenciais (cálcio, magnésio, potássio) para camadas profundas ou lençóis freáticos.
- Clima: Comum em regiões de clima equatorial e tropical úmido, com alto índice pluviométrico.
- Consequência: Solo superficial empobrecido (baixa fertilidade).
Laterização:
- Mecanismo: É o estágio avançado da lixiviação em solos com altos teores de ferro e alumínio. Com o tempo, a água remove o silício e concentra os metais, que se oxidam na seca.
- Clima: Ocorre em áreas tropicais com sazonalidade (verão chuvoso e inverno seco).
- Consequência: Formação da laterita ou carapaça ferruginosa, uma crosta dura que dificulta o crescimento de raízes e a infiltração de água
E) Erosão.
A Erosão é justamente o desgaste e remoção de materiais da superfície terrestre, causada por agentes como:
- água (rios, chuvas)
- vento
- gelo
Ela envolve:
- desgaste
- transporte de sedimentos
Minha contribuição:
A erosão é um processo natural, que nas últimas décadas tem sido acelerado pela ação humana (desmatamento, urbanização, queimadas, práticas agrícolas, exploração de minérios, etc.), que corresponde ao desgaste das rochas e dos solos, podendo gerar inúmeros problemas sociais, econômicos e ambientais.
A erosão atua na formação dos relevos e pode ocorrer pela ação dos ventos (eólica), das chuvas (pluvial), dos rios (fluvial), do gelo (glacial), do mar (marinha) e até do ser humano (antrópica). Além de contribuir para a formação das paisagens, há consequências negativas para o ser humano.
Resposta: E — Erosão
É o processo de remoção e transporte de materiais da superfície por agentes naturais. Um exemplo simples: a chuva que arrasta solo exposto em áreas desmatadas, formando voçorocas, como as encontradas no interior de Minas Gerais.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo