Sobre a psicopatologia, são características que a compõem, ...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (5)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a A.
Vamos entender melhor o motivo pelo qual a alternativa A está incorreta e as demais estão corretas. Primeiramente, é essencial saber que a psicopatologia é um campo de estudo que examina os transtornos mentais, suas causas, manifestações e formas de tratamento. Este campo é interdisciplinar, envolvendo contribuições da psicologia, psiquiatria, neurologia e outras ciências.
Alternativa A: A questão menciona que a psicopatologia incorpora uma multiplicidade de abordagens e referenciais teóricos nos últimos 200 anos, o que é correto. No entanto, a crítica à multiplicidade de abordagens como um aspecto híbrido e a afirmação de que isso é visto como uma "força" científica não é uma característica universalmente aceita e pode gerar confusão. Alguns consideram a diversidade como uma fraqueza devido à falta de uma base teórica unificada. Portanto, essa colocação específica é o "exceto" da questão e está incorreta.
Alternativa B: A psicopatologia, de fato, requer um debate constante e aprofundado, sem uma teoria hegemônica dominante. A diversidade de ideias e a discussão aberta são vistas como fundamentais para o avanço do campo. Essa alternativa está correta, pois reflete a natureza dinâmica e plural da psicopatologia.
Alternativa C: A definição de Campbell (1986) sobre a psicopatologia como o ramo da ciência que trata da natureza essencial da doença ou transtorno mental é precisa. Além disso, a psicopatologia pode ser compreendida de maneira mais ampla como o conjunto de conhecimentos sobre o adoecimento mental, esforçando-se para ser sistemática e elucidativa. Esta alternativa é correta.
Alternativa D: A psicopatologia, ao buscar ser científica, não inclui critérios de valor moral nem aceita dogmas ou verdades a priori. O foco está em observar, identificar e compreender os transtornos mentais sem julgamentos morais. Esta alternativa está correta e reflete uma característica fundamental da psicopatologia.
Alternativa E: A psicopatologia é descrita como uma ciência autônoma que, embora se beneficie das tradições neurológicas, psicológicas e filosóficas, não se limita a elas. Ela não se confunde com a neurologia ou outras disciplinas relacionadas, mas é nutrida por essas tradições. Esta alternativa também está correta.
Espero que essa explicação tenha ajudado a compreender melhor as características da psicopatologia e a razão pela qual a alternativa A é a resposta correta para essa questão.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Alguém sabe explicar essa?
A psicopatologia não tem 200 anos
Enquanto método e disciplina, a psicopatologia nasce no início do século XX, na França, com o filósofo Theodule Ribot e a criação do método psicopatológico enquanto psicologia patológica, um ramo da psicologia científica diferente da psicologia experimental ou genética (Bauchesne, 1993).
Umas das principais características da psicopatologia, como campo de conhecimento, é a multiplicidade de abordagens e referenciais teóricos que tem incorporado nos últimos 200 anos. Tal multiplicidade é vista por alguns como “debilidade” científica, como prova de sua imaturidade. Os psicopatólogos são criticados por essa diversidade de “explicações” e teorias, por seu aspecto híbrido em termos epistemológicos (Ionesco, 1994).
A questão pede a incorreta e é a letra A, pois eles os psicopatólogos são criticados por essa diversidade de teorias e a questão diz que tal multiplicidade é vista por alguns como "força" científica, como prova de sua maturidade o que é contrário do que explica o autor.
OBS: A parte que menciona 200 anos está correta esse não é o erro da questão! cuidado!
DALGALARRONDO, 2019.
kkkkkk ta errado pq esse autor não existe, o correto é o Dalgalarrondo.
É para marcar a assertiva que está incorreta. As ratificações do excerto estão em verde.
A passagem se encontra no capítulo 3- Os principais campos e tipos de psicopatologia, Dalgalarrondo (2019):
Uma das principais características da psicopatologia, como campo de conhecimento, é a multiplicidade de abordagens e referenciais teóricos que tem incorporado nos últimos 200 anos. Tal multiplicidade é vista por alguns como "força" ("debilidade") científica, como prova de sua maturidade ("imaturidade"). Os psicopatólogos são criticados por essa diversidade de "explicações" e teorias, por seu aspecto híbrido em termos epistemológicos (lonesco, 1994)
As demais alternativas são encontradas, tanto no capítulo supracitado, quanto no capítulo 2 Definição de psicopatologia e ordenação dos seus fenômenos, do mesmo autor.
Acrescentando...
De acordo com Dalgalarrondo (2019), pág. 10: "Dizem alguns que, quando se conhece realmente algo, tem-se apenas uma teoria que explica cabalmente e organiza a observação dos fatos; quando não se conhece a realidade que se estuda, são construídas centenas de teorias conflitantes. Discordo de tal visão; querer uma única "explicação", uma única concepção teórica que resolva todos os problemas e dúvidas de uma área tão complexa e multifacetada como a psicopatologia, é impor uma solução simplista e artificial, que deformaria o fenômeno psicopatológico."
"Quem elegeu a busca não pode recusar a travessia." João Guimarães Rosa
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo