Com relação aos sistemas de informação em saúde, analise os...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: D
Tema central: A questão aborda os sistemas de informação em saúde, essenciais para a vigilância epidemiológica, planejamento e gestão do SUS. É fundamental conhecer a função de sistemas como SINAN, SINASC e SIM, além do conceito de notificação compulsória de doenças.
Resumo teórico: Os sistemas de informação em saúde organizam dados essenciais à saúde pública. Entre eles:
- SINAN: Registra e monitora doenças e agravos de notificação compulsória, conforme lista do Ministério da Saúde (Portaria GM/MS nº 1.061/2020).
- SINASC: Registra informações sobre nascidos vivos, alimentado pela Declaração de Nascido Vivo (DN).
- SIM: Sistema de Informações sobre Mortalidade, alimentado pela Declaração de Óbito (DO).
Justificativa da alternativa correta (D):
A alternativa D está correta, pois doenças como botulismo, dengue, hantavirose e malária na região extra-amazônica realmente constam na Lista Nacional de Notificação Compulsória e devem ser notificadas ao SINAN. Essas doenças são monitoradas devido ao seu potencial de causar surtos e riscos à saúde coletiva. (Fonte: Ministério da Saúde — Portaria GM/MS nº 1.061/2020).
Análise das alternativas incorretas:
A: Errada, pois o SINAN também pode ser alimentado por investigações de casos não incluídos na lista nacional, desde que orientado por normas locais ou situações especiais (ex: surto local de doença não listada nacionalmente).
B: Errada. O SINASC é alimentado pela Declaração de Nascido Vivo (DN), documento preenchido geralmente em hospitais e maternidades, e não pelas certidões de nascimento emitidas pelos cartórios.
C: Incorreta. A Declaração de Óbito (DO), e não a certidão de óbito, é o documento utilizado para alimentar o SIM. A certidão de óbito é um documento civil, emitido após o registro do óbito no cartório, e não utilizada para fins epidemiológicos.
Estratégia para interpretação: Atente-se ao tipo de documento (declaração versus certidão) e à origem dos dados nos sistemas. Muitos erros em provas ocorrem justamente na confusão entre esses termos ou no desconhecimento do fluxo correto de alimentação dos sistemas de informação.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo