Tendo como referência a temática das rebeliões na América po...
I- Paulistas e emboabas se defrontaram, no final do século XVII, num sangrento combate por causa do comércio e enriquecimento dos mascates, que exploravam fortemente os senhores de engenho.
II- O monopólio do comércio do sal foi motivação, em 1710, para que um fazendeiro tenha levantado um motim em São Paulo, irado contra o aumento abusivo deste produto.
III- Uma das revoltas marcantes na América portuguesa se deu em Vila Rica, em 1720, liderada por Felipe dos Santos, que não concordava com a obrigatoriedade de levar o ouro extraído para Casas de Fundição, a fim de ser moldado em barras, marcado com selo real e tributado.
É CORRETO o que se afirma em:
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
I- Incorreta. A Guerra dos Emboabas foi a disputa pelo ouro em Minas Gerais.
II- Correta. Refere-se à Revolta do Sal, motivada pela indignação contra o monopólio real e o preço abusivo do produto.
III- Correta. A Revolta de Vila Rica, ou de Felipe dos Santos, contestava o rigor fiscal e as Casas de Fundição.
r
r
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo