“A sociedade de massa fez sua entrada no cenário mundial dur...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3993478 História
“A sociedade de massa fez sua entrada no cenário mundial durante o século XX. As multidões se tornaram visíveis e passaram a fazer parte da sociedade e a contar. As grandes transformações sociais estiveram, assim, marcadas pela incorporação das massas, que se tornaram eleitoras e consumidoras. Sociedade moderna passou a ser identificada como sociedade de massas” (Oliveira, 2016, p. 325).
Fonte: OLIVEIRA, Lúcia Luppi. Sinais da modernidade na era Vargas: vida literária, cinema e rádio. (Orgs.). O tempo do liberalismo excludente: In: FERREIRA, Jorge; DELGADO, Lucília de Almeida Neves da Proclamação da República à Revolução de 1930. 8. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2016.
Considerando o excerto e a sociedade brasileira, analise as afirmativas a seguir.
I- Na primeira década do século XX, reformar a cidade do Rio de Janeiro passou a ser o sinal evidente da modernização que se desejava promover no Brasil.
II- A partir dos anos 1930, cresce um imaginário sobre o Brasil que afirmava a capacidade dos brasileiros de conviver e se adaptar ao meio e à diversidade de raças.
III- O americanismo não foi difundido através de programas de rádio porque a música popular urbana foi amplamente apoiada pelos modernistas, objetivando a consolidação do processo de nacionalização.
IV- Na primeira metade do século XX, o rádio se torna o veículo eminentemente popular, divulgando diferentes manifestações da cultura e do povo e sempre buscando ampliar seu público. Foi fábrica de ídolos e mitos.
É CORRETO o que se afirma em:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Gabarito: C

Fundamento decisivo: A questão exigia identificar quais assertivas eram compatíveis com a base histórica apresentada: I, II e IV; a III é a única falsa, pois nega a difusão do americanismo pelo rádio.

Tema central: Cultura de massas brasileira
Análise das alternativas
A
Errada
Está errada porque inclui a assertiva III. O problema concreto de III é duplo: ela nega que o americanismo tenha sido difundido pelo rádio, o que não se sustenta, e ainda atribui essa suposta ausência ao apoio modernista à música popular urbana, relação causal não sustentada pela base.
B
Errada
Está errada por dois motivos objetivos: exclui a assertiva I, que é verdadeira, e inclui a III, que é falsa. A I se sustenta porque a reforma do Rio no início do século XX foi símbolo de modernização; a III cai pela negação indevida da difusão do americanismo pelo rádio.
C
Certa
A alternativa C está correta porque reúne exatamente as assertivas sustentáveis pela base histórica indicada. A I é compatível com a interpretação de que a reforma urbana do Rio de Janeiro, na primeira década do século XX, funcionou como vitrine da modernização republicana. A II também procede, pois nos anos 1930 ganhou força um imaginário nacional que valorizava a mestiçagem e a capacidade de adaptação e convivência da sociedade brasileira. A IV igualmente está correta, porque o rádio se consolidou na primeira metade do século XX como meio de comunicação de massa, ampliando públicos, difundindo cultura e produzindo ídolos e mitos.
D
Errada
Está errada porque retira a assertiva II, que é verdadeira, e mantém a III, que é falsa. A II é compatível com o imaginário nacional dos anos 1930, marcado pela valorização da mestiçagem e da capacidade integradora da sociedade brasileira.
E
Errada
Está errada porque considera corretas todas as assertivas, mas a III não se sustenta historicamente. Basta identificar o erro específico de III para eliminar essa alternativa.
Pegadinha da questão
A confusão explorada foi tratar a valorização da música popular e da nacionalização cultural como se isso impedisse a circulação do americanismo pelo rádio.
Dica para questões semelhantes
  • Em questões de combinação, identifique primeiro a assertiva com erro categórico; aqui, III foi invalidada por negar um processo de difusão cultural e por criar causalidade sem base.
  • Ao ler afirmações sobre modernização, separe símbolo de progresso de efeito social homogêneo: a reforma do Rio podia ser emblema de modernização sem significar inclusão plena.
  • Em temas de cultura de massas, não reduza o rádio a um veículo apenas nacional; a base manda considerar também a circulação de referências estrangeiras.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Na III, amplamente não!

Gabarito C

I - CORRETA.

II - CORRETA.

III - O erro está em afirmar que o americanismo não foi difundido pelo rádio. A influência cultural dos Estados Unidos cresceu justamente por meios de comunicação como o rádio, cinema e música, enquanto os modernistas buscavam valorizar elementos nacionais.

IV - CORRETA.

CFOPMBA

The trooper again ​

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo