A segurança e a qualidade do sangue e hemocomponentes devem...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Tema Central da Questão: A questão trata do processo de hemovigilância, que é um sistema de monitoramento para garantir a segurança e a qualidade do sangue e hemocomponentes desde a coleta dos doadores até a transfusão nos pacientes. Para resolver essa questão, é necessário entender os procedimentos padrão na liberação e armazenamento de hemocomponentes e as medidas de segurança durante a transfusão.
Alternativa Correta: B - I e III, apenas.
Justificativa:
Afirmativa I: Está correta. Os hemocomponentes só podem ser liberados após a conclusão dos testes imunohematológicos e sorológicos, que incluem tipagem sanguínea, testes para doenças como Doença de Chagas, Hepatite B e C, HIV/AIDS, HTLV I/II e Sífilis. Esses testes garantem que o sangue está livre de infecções e é seguro para uso.
Afirmativa II: Está incorreta. Apesar das informações sobre as condições de armazenamento estarem quase corretas, o erro está nos detalhes sobre a validade dos hemocomponentes. Por exemplo, o plasma fresco congelado usualmente tem uma validade que pode variar, mas a afirmação de que é "acima de 1 ano" não está totalmente precisa sem considerar especificações adicionais.
Afirmativa III: Está correta. Durante a transfusão, é crucial que o paciente seja monitorado, especialmente nos primeiros 10 minutos, com um técnico treinado ao seu lado. Além disso, o tempo de infusão não deve ultrapassar 4 horas e, caso haja suspeita de reação transfusional, a transfusão deve ser interrompida imediatamente e o paciente deve receber atendimento.
Conclusão: Com base na análise das afirmativas, a alternativa B é a correta, pois apenas as afirmativas I e III estão de acordo com as normas e práticas de hemovigilância.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Plasma comum a validade são 5 anos, não?
Não concordo com o gabarito. A alternativa correta seria letra B.
RESOLUÇÃO DA DIRETORIA COLEGIADA – RDC N° 34, DE 11 DE JUNHO DE 2014
Art. 60.
§ 1º O concentrado de plaquetas deve ser armazenado em ambiente com temperatura controlada de 22 ± 2ºC, sob agitação constante, com validade de 3 (três) a 5 (cinco) dias, dependendo do tipo de plastificante da bolsa de conservação.
Gabarito.B
Porque a II está errada?
II. O sangue total e o concentrado de hemácias devem ser armazenados em temperatura de 2 a 6º C, com validade entre 21 a 42 dias. O plasma comum, fresco congelado e o crioprecipitado devem ser armazenados em freezer em temperatura inferior a -20º C com validade acima de 1 ano.
Comentário: Acima de 1 ano se for outras temperaturas. Plasma fresco congelado e o crioprecipitado devem ser armazenados em freezer em temperatura inferior a -20º C e têm validade de 1 ano.
Caso seja conservado em temperatura inferior a -30º C, o plasma fresco congelado terá validade de 2 anos. Após esse período (1 ou 2 anos) ele passará a ser considerado como plasma comum e terá, então, a validade máxima de 4 anos.
O plasma comum e o plasma isento do crioprecipitado devem ser conservados na mesma temperatura (inferior a -20º C) e têm validade de 5 anos.
E o concentrado de plaquetas deve ser armazenado em temperatura entre 20 e 24ºC, sob agitação constante e tem validade de 3 a 5 dias.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo