Acerca das fontes de informação, julgue os itens que se segu...
Acerca das fontes de informação, julgue os itens que se seguem.
A Bibliografia Brasileira de Direito é publicada, desde
1980, pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e
Tecnologia (IBICT).
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: E (Errado)
1. Tema central:
A questão aborda fontes de informação, especificamente sobre a publicação da Bibliografia Brasileira de Direito e sua relação com o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). É fundamental para concursos de biblioteconomia conhecer as principais instituições e suas publicações, bem como distinguir fontes primárias, secundárias e terciárias.
2. Resumo teórico:
O IBICT é um órgão vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, referência em política de informação e publicações bibliográficas nacionais. Entretanto, a Bibliografia Brasileira de Direito não foi e não é uma publicação do IBICT. Trata-se de uma fonte secundária especializada no campo do direito, mas tradicionalmente publicada por outras entidades do setor jurídico, como o Instituto de Pesquisa e Estudos Jurídicos (IPEJ) e editoras especializadas, e não pelo IBICT.
Para responder corretamente, o aluno deve saber associar as verdadeiras fontes e instituições responsáveis por determinadas publicações.
3. Justificativa da alternativa correta:
A alternativa E (Errado) está correta porque a Bibliografia Brasileira de Direito não é publicada desde 1980 pelo IBICT. Essa afirmação está incorreta quanto à autoria institucional, que é um conhecimento fundamental de fontes de informação em biblioteconomia. Segundo obras como Fontes de Informação para Bibliotecários e Usuários (CUNHA & CAVALCANTI, 2008), as publicações do IBICT são outras, como a Bibliografia Brasileira (sem recorte temático), mas não a de Direito.
4. Estratégia de interpretação:
Sempre que o enunciado especificar datas, nomes de instituições e títulos de publicações, redobre a atenção. Erros sutis como trocar o órgão responsável são pegadinhas comuns em provas. Conheça as principais publicações do IBICT e de outras instituições de referência!
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A BBD tem origem na Bibliografia Brasileira de Ciências Sociais, publicada a partir de 1954 pelo Instituto Brasileiro de Bibliografia e Documentação (IBBD), atual Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict). Posteriormente, o Ibict desmembrou a Bibliografia original em áreas específicas das ciências sociais, sendo a BBD a primeira dessa nova sistemática, a partir do ano de 1970. Em 1985, a convite do Ibict, a responsabilidade pela edição da BBD passou a ser da Biblioteca do Senado, tendo em vista o conteúdo temático das bases bibliográficas da Rede Sabi, de alta relevância na área do Direito, bem como os suportes técnicos oferecidos pelo Prodasen e pelo Centro Gráfico do Senado. O último volume em papel foi publicado em 1999, sendo substituído por edições em CD-ROM até o ano de 2004, quando, então, passou a ter apenas a versão online, com atualização em tempo real.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo