Sobre o processo de síntese protéica analise as afirmativas...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2185801 Biologia

Sobre o processo de síntese protéica analise as afirmativas abaixo.

I. Um único aminoácido pode ser codificado por mais de um códon.

II. De acordo com a lei do pareamento de bases complementares, no RNA, a adenina pareia com a uracila.

III. Sequência inicial é a primeira parte de um polipeptídeo a ser traduzida.

Estão corretas as afirmativas:

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão pede a análise de três afirmativas sobre o processo de síntese proteica, de acordo com as informações em cada uma. Os ácidos nucleicos (DNA e RNA) são moléculas compridas formadas a partir do encadeamento de unidades repetidas, os nucleotídeos. Cada nucleotídeo é formado por três tipos de substâncias químicas: fosfato, base nitrogenada e pentose (desoxirribose ou ribose). O DNA possui uma forma em espiral conhecida como modelo de dupla hélice, que é constituída de duas longas cadeias de nucleotídeos que se ligam através de ligações de pontes de hidrogênio pelas bases nitrogenadas. Ele apresenta as bases nitrogenadas adenina e guanina (purinas) e as bases citosina e timina (pirimidinas). O RNA é formado apenas por uma cadeia de nucleotídeos e apresenta as bases nitrogenadas adenina e guanina (purinas) e as bases citosina e uracila (pirimidinas). A base timina (T) se liga apenas à adenina (A), enquanto que a base citosina (C) se liga apenas à guanina (G). A molécula de RNA não carrega a base nitrogenada timina (T), ela é substituída pela uracila (U), que se liga à adenina (A). A produção de proteínas, indispensável para uma célula, é controlada a partir das etapas de transcrição (síntese de RNA) e tradução (síntese de proteína) que ocorrem após a duplicação ou replicação semiconservativa do DNA. A união de três nucleotídeos forma um códon, e elas produzem 20 tipos de aminoácidos diferentes. Um códon específico determina o início da produção de proteínas (tradução), o códon de iniciação (AUG), que codifica a Metionina (aminoácido) para se unir com as demais proteínas. Um RNAt carrega a Metionina para o ribossomo. Os códons UAA, UGA e UAG são denominados códons de terminação, pois o RNAt não os reconhece, desassociando o ribossomo para iniciar outra tradução. (Soares, José L. Biologia no terceiro milênio. 1ª ed. São Paulo: Scipione, 1998; Linhares, S.; Gewandsznajder, F.; Pacca, H. Biologia Hoje. 3ª ed. São Paulo, SP. Ed. Ática, 2016)

Analisando as afirmativas:

I. Um único aminoácido pode ser codificado por mais de um códon. Verdadeira. Um aminoácido pode ser formado por mais de um códon diferente (UUA e UUG formam leucina).

II. De acordo com a lei do pareamento de bases complementares, no RNA, a adenina pareia com a uracila. Verdadeira. O pareamento de bases complementares ocorre entre adenina-timina em DNA, e entre adenina-uracila em RNA, substituindo a base timina.

III. Sequência inicial é a primeira parte de um polipeptídeo a ser traduzida. Verdadeira. Na tradução dos aminoácidos em um polipeptídeo, a primeira parte é denominada de sequência inicial.

 
Fonte da imagem: site sobiologia.com.br



Estão corretas as afirmativas:


A) II apenas. Incorreta. As afirmativas I e III também são verdadeiras.

B) III apenas. Incorreta. As afirmativas I e II também são verdadeiras.

C) II e III apenas. Incorreta. A afirmativa I também é verdadeira.

D) I, II e III. CORRETA. Todas as afirmativas estão indicadas corretamente, as três são verdadeiras.



Gabarito do Professor: D

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

LETRA D. Um único aminoácido pode ser codificado por mais de um códon? sSim, inclusive alguns aminoácidos precisam de algumas trincas para serem codificados. Ex: Glicina.

Tradução:

  • A tradução é o segundo passo da síntese proteica e ocorre nos ribossomos no citoplasma da célula.
  • Durante a tradução, o mRNA é lido em grupos de três nucleotídeos chamados códons.
  • Cada códon especifica um aminoácido (por vez, mas mais de um códon específica o mesmo aminoácido) ou um sinal de parada, que marca o final da cadeia polipeptídica.
  • Os aminoácidos são trazidos ao ribossomo por moléculas de RNA de transferência (tRNA), que possuem anticódons complementares aos códons do mRNA.
  • À medida que o ribossomo se move ao longo do mRNA, os aminoácidos são ligados entre si em uma sequência específica, formando uma cadeia polipeptídica.
  • O processo continua até que um códon de terminação seja alcançado, levando à liberação da proteína recém-sintetizada.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo