A comunicação na Administração Pública passou por mudanças ...
A respeito do tema, é correto afirmar que a comunicação, na perspectiva pós-burocrática de interação, está relacionada aos fatores apresentados a seguir, à exceção de um. Assinale-o
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (7)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Diante disso, vamos a uma breve explicação.
Assim, conforme Paludo (2013) a comunicação governamental "contempla todas as ações e atividades desempenhadas pelos governos, seus órgãos e entidades, com a finalidade de apresentar para a opinião pública as informações de seu interesse, e a prestação de contas de sua atuação."
Segundo o autor, o paradigma pós-burocrático corresponde a um conjunto de ideias contrárias às práticas burocráticas, sendo baseadas nos princípios:
v Descentralizações;
v Flexibilidade;
v Orientações para o cidadão;
v Busca por resultados.
O paradigma pós-burocrático constitui um meio termo entre a gestão pública burocrática e a administração gerencial. No modelo burocrático a comunicação é instrumental ou seja, é vista como instrumento para gerar obediência às ordens e conformidade às diretrizes e regras, sendo os meios de comunicação importantes instrumentos de divulgação. Já no modelo gerencial a comunicação é participativa, existe argumentação e debate.
Ante o exposto, a letra “C" apresenta-se errada já que o caráter instrumental e formalístico, refere-se a perspectiva burocrática e não na perspectiva pós burocrática.
Gabarito do Professor: Letra “C".
Fonte: PALUDO, Augustinho. Administração Pública. 3. ed. São Paulo: Elsevier, 2013.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
C) Desenvolvimento de caráter instrumental e formalístico, (FORMALISMO=BUROCRÁTICO)
visando à publicidade dos atos.
Modelo Burocrático:
1. Centralização:
• Estrutura hierárquica rígida com autoridade centralizada.
• Decisões tomadas no topo da hierarquia.
2. Racionalidade Formal:
• Ênfase em regras, procedimentos e regulamentos.
• Tomada de decisão baseada em critérios objetivos.
3. Impessoalidade:
• Tratamento igualitário de todos os cidadãos.
• Evitação de preferências pessoais.
4. Especialização e Divisão de Trabalho:
• Tarefas divididas entre especialistas.
• Cada funcionário tem funções específicas.
5. Formalismo:
• Documentação extensa e registros formais.
• Ênfase na escrita.
Modelo Pós-Burocrático:
1. Descentralização:
• Menos hierarquia e autoridade descentralizada.
• Decisões tomadas mais próximas do nível operacional.
2. Flexibilidade:
• Ênfase na flexibilidade e adaptabilidade.
• Valorização da inovação e da criatividade.
3. Ênfase na Participação:
• Envolvimento dos cidadãos e partes interessadas na tomada de decisões.
• Maior transparência e prestação de contas.
4. Rede de Atuação:
• Colaboração entre atores públicos e privados.
• Parcerias e alianças para alcançar objetivos.
5. Enfoque no Cliente/Cidadão:
• Maior atenção às necessidades e satisfação dos cidadãos.
• Foco em resultados e impacto social.
6. Desburocratização:
• Redução da papelada e simplificação de processos.
• Ênfase na agilidade e eficiência.
Fonte: ChatGPT
Uma das características do modelo burocrático é o formalismo.
GAB: C
A alternativa correta é:
C) Desenvolvimento de caráter instrumental e formalístico, visando à publicidade dos atos.
Essa alternativa se alinha ao modelo burocrático de administração, no qual a comunicação é mais rígida e formal, focada na publicidade e na obediência a normas e procedimentos. Por outro lado, na perspectiva pós-burocrática, a comunicação é mais flexível, voltada para a interação, participação e inovação, buscando descentralização, coordenação democrática e uso adequado dos meios de comunicação, como descrito nas outras alternativas.
A alternativa correta é:
✅ C) Desenvolvimento de caráter instrumental e formalístico, visando à publicidade dos atos.
✔️ Explicação:
A questão aborda as diferenças entre os modelos burocrático e pós-burocrático de comunicação na Administração Pública.
Modelo Burocrático:
- Comunicação vertical, rígida e instrumental.
- Foco na formalidade e na publicidade legal dos atos.
- Centralização, padronização e controle rígido.
Ou seja, a alternativa C retrata exatamente essa lógica burocrática, e por isso não está associada ao modelo pós-burocrático, como pede a questão.
Modelo Pós-burocrático:
- Comunicação mais horizontal, fluida e interativa.
- Estímulo à participação social, à inovação e à gestão em rede.
- Ênfase em flexibilidade, qualidade, colaboração e autonomia dos agentes.
❌ Alternativa que foge ao modelo pós-burocrático:
C) Desenvolvimento de caráter instrumental e formalístico, visando à publicidade dos atos.
➡️ Essa alternativa representa o modelo burocrático tradicional, e por isso é a exceção correta.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo