Em uma organização pública, diferentes sistemas de informaç...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3909258 Administração Geral
Em uma organização pública, diferentes sistemas de informações organizacionais são utilizados para apoiar a tomada de decisão em níveis operacionais, táticos e estratégicos. Relacione os sistemas da Coluna I com suas respectivas finalidades descritas na Coluna II.
Coluna I:
1.Sistema de Processamento de Transações (SPT).
2.Sistema de Informações Gerenciais (SIG).
3.Sistema de Apoio à Decisão (SAD).
4.Sistema de Informações Executivas (SIE).
5.Sistema de Gestão do Conhecimento (SGC).
Coluna II:
(__)Consolida informações internas e externas em formato sintético, apoiando decisões estratégicas de alta administração.
(__)Registra e processa operações rotineiras, assegurando precisão, velocidade e integridade dos dados.
(__)Armazena, organiza e compartilha conhecimento institucional, promovendo aprendizagem organizacional.
(__)Produz relatórios periódicos e comparativos para acompanhamento de desempenho e apoio à gestão.
(__)Utiliza modelos analíticos e simulações para apoiar decisões não estruturadas ou semiestruturadas.

Assinale a alternativa que apresenta a correspondência correta, de cima para baixo:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Gabarito: A

Fundamento decisivo: O ponto decisivo era reconhecer os termos-chave de cada descrição da Coluna II, especialmente alta administração, transações rotineiras, conhecimento institucional, relatórios gerenciais e modelos analíticos. Essa identificação permite chegar diretamente à sequência 4, 1, 5, 2, 3, que corresponde ao gabarito A.

Tema central: Sistemas de informação organizacional
Análise das alternativas
A
Certa
A alternativa A está correta porque a Coluna II segue as finalidades típicas de cada sistema: SIE para informações sintéticas voltadas à alta administração; SPT para registro e processamento de operações rotineiras; SGC para armazenamento e compartilhamento de conhecimento institucional; SIG para relatórios periódicos e comparativos de desempenho; e SAD para apoio a decisões com modelos analíticos e simulações. A ordem resultante é 4, 1, 5, 2, 3.
B
Errada
Está errada porque o primeiro vínculo deveria ser SIE, e não SIG, já que a descrição fala em consolidar informações sintéticas para a alta administração.
C
Errada
Está errada porque o primeiro vínculo deveria ser SIE, e não SAD; além disso, o segundo vínculo correto é SPT, e não SIE.
D
Errada
Está errada porque o primeiro vínculo deveria ser SIE, e não SPT, e o segundo deveria ser SPT, e não SGC.
Pegadinha da questão
A confusão estava em aproximar sistemas que apoiam a decisão, mas com finalidades diferentes: relatório gerencial (SIG), análise com modelos e simulações (SAD) e visão sintética para a alta administração (SIE).
Dica para questões semelhantes
  • Alta administração, visão sintética e informações internas e externas indicam SIE.
  • Operações rotineiras e processamento de transações indicam SPT.
  • Relatórios periódicos e comparativos indicam SIG; modelos analíticos e simulações indicam SAD.
  • Armazenar e compartilhar conhecimento institucional indica SGC.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo