Os cinco princípios básicos da Administração Pública, presen...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2519968 Direito Administrativo
Os cinco princípios básicos da Administração Pública, presentes no artigo 37 da Constituição Federal de 1988, os quais condicionam o padrão que as organizações públicas devem seguir são:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa Correta: A - legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.

O tema central da questão é o Regime Jurídico Administrativo, especificamente os princípios que regem a Administração Pública no Brasil, conforme estabelecido no artigo 37 da Constituição Federal de 1988.

O artigo 37, caput, da Constituição é claro ao estabelecer que a administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.

Esses princípios são fundamentais porque definem o comportamento esperado das entidades e dos agentes públicos, garantindo que suas ações sejam realizadas de maneira ética, transparente e eficaz. Vamos entender melhor cada um deles:

  • Legalidade: A administração pública só pode agir conforme a lei, ou seja, deve ter respaldo legal para suas ações.
  • Impessoalidade: As ações devem ser impessoais, voltadas para o interesse público e não para favorecer ou prejudicar indivíduos ou grupos específicos.
  • Moralidade: Refere-se à ética e probidade que devem ser observadas na administração pública.
  • Publicidade: Os atos administrativos devem ser divulgados para garantir a transparência e o controle social sobre as ações do Estado.
  • Eficiência: A administração pública deve buscar a melhor utilização possível dos recursos disponíveis, com produtividade e economicidade.

Justificativa para a Alternativa Correta: A alternativa A apresenta corretamente os cinco princípios básicos mencionados no artigo 37 da Constituição Federal de 1988.

Análise das Alternativas Incorretas:

  • B - Menciona termos relacionados a processos administrativos (licitações, contratos, etc.), mas não são princípios constitucionais da administração pública.
  • C - Inclui termos como "durabilidade", "opulência" e "economia", que não são princípios administrativos reconhecidos na Constituição.
  • D - Apresenta termos genéricos como "organização, direção e controle", que não se alinham aos princípios constitucionais específicos do artigo 37.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A

primeira questão que eu vejo com 100% de acerto!

BIZU :

L egalidade

I mpessoalidade

M oralidade

P ublicidade

E ficiencia

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo