Assinale a alternativa correta sobre o emprego dos tempos e ...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
cadê o comentário do professor ?
GAB.E
“Escolhera” = pretérito mais-que-perfeito do indicativo.
Indica uma ação que aconteceu antes de outra ação passada.
Ex.: Ele escolhera o caminho antes de todos chegarem.
“seriam compartilhadas” = voz passiva.
Estrutura: ser + particípio = seriam + compartilhadas.
Ex.: As informações seriam compartilhadas.
“se acomodaram” = a próclise (pronome antes do verbo) é admitida pela norma-padrão quando não há fator obrigatório que exija a ênclise.
Ex.: Eles se acomodaram rapidamente.
OTIMOS ESTUDOS!
GABARITO: E
COMENTÁRIO:
A forma verbal “escolhera” está no pretérito mais-que-perfeito do indicativo, usado para indicar uma ação passada que ocorreu antes de outra ação também passada.
Já “seriam compartilhadas” é uma locução verbal na voz passiva, formada pelo verbo “ser” + particípio “compartilhadas”. O sujeito sofre a ação, caracterizando a voz passiva analítica.
Por fim, em “se acomodaram”, ocorre próclise, isto é, o pronome “se” aparece antes do verbo. Essa colocação é admitida pela norma-padrão, não sendo obrigatória apenas a forma “acomodaram-se”.
Pontos importantes:
- escolhera → pretérito mais-que-perfeito do indicativo.
- seriam compartilhadas → voz passiva.
- se acomodaram → próclise aceita pela norma-padrão.
Marquei a E, porque as anteriores sao absurdas. mas essa letra E, como assim, uma hora podemos usar regras como quisermos, outras não, eu detesto português. É uma lingua nada coerente.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo