No que se refere a conflitos nas relações humanas em equipes...
No que se refere a conflitos nas relações humanas em equipes de trabalho, julgue o item subsecutivo.
A solução de um conflito interpessoal começa pela adoção de uma postura aberta seguida do enfoque em pessoas e seus problemas.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (10)
- Comentários (12)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: E (Errado)
1. Tema central da questão:
O tema envolve gestão de conflitos interpessoais em equipes de trabalho, crucial para a eficácia das organizações. Saber conduzir conflitos de forma produtiva é uma competência chave em gestão de pessoas.
2. Resumo teórico:
Segundo a literatura clássica (CHIAVENATO, 2014; ROBBINS, 2016), conflitos interpessoais são naturais nas equipes e, se bem administrados, podem gerar crescimento e inovação. Para solucionar conflitos, recomenda-se uma sequência de passos:
- Postura aberta: disposição ao diálogo, escuta ativa e respeito mútuo.
- Foco nos interesses, não nas pessoas: o debate deve ser centrado nos problemas e questões objetivas, evitando personalizar e direcionar à pessoa envolvida.
A Gestão de Conflitos preconiza “separar as pessoas do problema” (Ury, Fisher & Patton, 2015 - “Como chegar ao sim”). Focar em pessoas pode aumentar tensões, personalizar desacordos e dificultar soluções racionais.
3. Justificativa da alternativa correta:
A assertiva está errada porque afirma que, após adotar postura aberta, deve-se enfocar “as pessoas e seus problemas”. No entanto, o correto é enfocar os problemas (ou questões) e não as pessoas. O objetivo é resolver a causa do conflito sem tornar o ambiente hostil ou pessoal.
Portanto, a abordagem recomendada é: postura aberta + foco no problema.
4. Estratégias de interpretação:
Fique atento a pegadinhas: expressões como “enfoque em pessoas” indicam um erro sutil. Em temas de conflito, o mais comum e correto é “enfoque no problema”.
Sempre leia o item com atenção, buscando termos técnicos e conceitos-chave.
Conclusão:
Em gestão de conflitos, focar no problema e adotar postura aberta é o caminho orientado pelos principais autores.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
ERRADO
Embora uma postura aberta seja fundamental para a resolução de conflitos interpessoais, o enfoque inicial deve ser no problema em si, e não nas pessoas. Concentrar-se nas pessoas e em seus problemas logo de início pode levar a acusações, defensividade e dificultar a busca por uma solução objetiva.
Ao focar primeiramente no problema, é possível separar as questões objetivas das questões pessoais, facilitando a identificação de soluções mais justas e duradouras. O enfoque nas pessoas e em seus problemas pode ser abordado posteriormente, dentro do contexto da busca por soluções e da manutenção de um bom relacionamento interpessoal na equipe.
Essa materia toda hora inventa um conceito kkkkkkk
mermão o conflito é nosso deixa que a gente resolve do nosso jeito
GABARITO: E
A solução de um conflito interpessoal começa com a adoção de uma postura aberta, sim — isso está correto. No entanto, o enfoque deve ser nos problemas, e não nas pessoas.
Focar nas pessoas pode levar à personalização do conflito, o que tende a aumentar tensões. O ideal é adotar uma abordagem centrada nos interesses e nas questões objetivas envolvidas, buscando compreender o ponto de vista do outro e trabalhar juntos na resolução do problema.
"Um concurseiro, quando aprovado, não quer conflito com ninguém"
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo