São normas complementares das leis tributárias
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Tema central: A questão trata das normas complementares das leis tributárias, conceito fundamental para provas de concursos públicos na área fiscal e administrativa.
Legislação Aplicável:
Segundo o Código Tributário Nacional, Art. 100:
“Art. 100. São normas complementares das leis, dos tratados e das convenções internacionais e dos decretos:
I - os atos normativos expedidos pelas autoridades administrativas;
II - as decisões dos órgãos singulares ou coletivos de jurisdição administrativa, a que a lei atribua eficácia normativa;
III - as práticas reiteradamente observadas pelas autoridades administrativas;
IV - os convênios que entre si celebrem a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios.”
Explicação:
Cai frequentemente em provas a necessidade de reconhecer quais instrumentos têm natureza de norma complementar no Direito Tributário. Esses instrumentos detalham, operacionalizam ou esclarecem dispositivos legais já existentes, garantindo adequada aplicação das leis tributárias no cotidiano da Administração.
Exemplo Prático:
Se a União e um Estado firmam convênio para uniformizar a aplicação de um benefício fiscal (como isenção de ICMS em determinados casos), tal convênio atua diretamente como norma complementar à legislação tributária.
Alternativa Correta:
C) os convênios firmados entre as diferentes esferas da Administração.
Esses convênios estão expressamente previstos no art. 100, IV do CTN e têm força normativa para complementar a legislação tributária, sendo, portanto, a alternativa correta.
Análise das Incorretas:
- A) Incorreta: Os tratados e convenções internacionais são fontes primárias da legislação tributária, e não normas complementares (vide art. 96 e 98 do CTN).
- B) Incorreta: Atos normativos de autoridades judiciais não têm natureza de norma complementar tributária (apenas as autoridades administrativas, conforme o art. 100, I).
- D) Incorreta: Decisões em consultas específicas só obrigam a Administração quanto ao caso concreto e não têm eficácia normativa geral (não são normas complementares).
Pegadinha na questão: Termos como “autoridades judiciais” ou “tratados internacionais” podem gerar confusão. Lembre-se: normas complementares são detalhamento e operacionalização normativa, não leis ou tratados propriamente ditos.
Resumo doutrinário: Sérgio Novais Dias destaca que as normas complementares asseguram uniformidade no entendimento e aplicação da legislação, evitando interpretações divergentes e inseguranças jurídicas.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Normas Complementares
Art. 100. São normas complementares das leis, dos tratados e das convenções internacionais e dos decretos:
I - atos normativos expedidos pelas autoridades administrativas;
II - as decisões dos órgãos singulares ou coletivos de jurisdição administrativa, a que a lei atribua
- eficácia normativa;
III - as práticas reiteradamente observadas pelas autoridades administrativas;
IV - os convênios que entre si celebrem a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios.
Parágrafo único. A observância das normas referidas neste artigo exclui a imposição de penalidades, a cobrança de juros de mora e a atualização do valor monetário da base de cálculo do tributo.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo