Com relação à tipologia, às ideias e a aspectos linguísticos...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3291864 Português
   A humanidade produz 400 milhões de toneladas de plástico por ano, e apenas 10% dele é reaproveitado, até mesmo porque a reciclagem de alguns tipos é econômica ou tecnicamente inviável. Mas pode haver solução.

   Uma equipe de pesquisadores da Universidade da Califórnia, liderados pela engenheira química e ambiental Kandis Abdul-Aziz, criou um método que transforma o plástico em fertilizante: ele é misturado a palha de milho e se torna um tipo de carvão extremamente poroso, ideal para fertilizar o solo.

   Para transformar o plástico em carvão, a equipe utiliza plásticos como o PET, empregado em garrafas, e o isopor, misturados a resíduos de milho — restos de talos, folhas, cascas e espigas. Os pesquisadores aquecem essa mistura em um reator, sem oxigênio, para romper a estrutura molecular original e obter carbono elementar, que dá origem ao carvão. Esse processo de decomposição por altas temperaturas, chamado pirólise, já é frequentemente usado com outros restos agrícolas.

   Esse carvão pode aumentar o teor de nutrientes como potássio e nitrogênio no solo, além de melhorar a retenção deles. Mas uma de suas aplicações mais promissoras é o uso dele para diminuir a chamada lixiviação de nitrogênio (remoção ou dissolução desse nutriente pela ação da água sobre o solo) e aumentar o teor de carbono orgânico presente no solo, o que otimizaria sua saúde e o crescimento das plantações.

   Quanto aos próximos passos para o desenvolvimento da técnica, a equipe liderada por Kandis Abdul-Aziz está pensando em combinar os plásticos com outros resíduos agrícolas comuns na Califórnia, além da palha de milho. O estado é um dos maiores produtores de frutas cítricas dos Estados Unidos da América, mas a maioria dos resíduos, como cascas, sementes e polpa, é descartada e acaba em aterros sanitários. Além de produzir uma mercadoria valiosa como o carvão, o processo desenvolvido pelos pesquisadores pode fornecer uma alternativa sustentável para elementos que geralmente são considerados lixo.


Nova tecnologia transforma plástico em adubo. Revista Superinteressante, 16/2/2023. Internet: : <super.abril.com.b> (com adaptações)

Com relação à tipologia, às ideias e a aspectos linguísticos do texto precedente, julgue o item a seguir.  


No trecho “A humanidade produz 400 milhões de toneladas de plástico por ano, e apenas 10% dele é reaproveitado” (primeiro parágrafo), o vocábulo “e” poderia ser substituído por mas, sem prejuízo da correção gramatical e da coerência das ideias do texto. 

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Quando o E está antecedido por vírgula, equivale a MAS.

Tanto o "e" quanto o "mas" ( nessa passagem do texto ) possuem valor Adversativo

Cebraspe admite MAS/E como adv e aditivas. Muita atenção ao contexto.

Certo.

É importante analisar todo o contexto.

Correção gramatical ---------------------> OK.

Sentido ---------------------------------------> OK. A oração traz ideia de ADVERSIDADE.

Reescrevendo = A humanidade produz 400 milhões de toneladas de plástico por ano, MAS apenas 10% dele é reaproveitado”.

Conjunções coordenadas adversativas = Mas, porém, contudo, todavia, no entanto, entretanto, e, não obstante.

Bons estudos!! ❤️✍

Eu errei pensado que " E" é aditiva e não adversativa. Porém, não lembrei que após a vírgula virava adversativa.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo