Observe o texto: A educação é essencial para o desenvolvim...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3055743 Português

Observe o texto:


A educação é essencial para o desenvolvimento integral do indivíduo, abrangendo desde a educação infantil até o ensino superior. Ela inclui a educação formal, ministrada em escolas com currículos estruturados, e a educação não formal, oferecida por meio de cursos e atividades complementares. Além de transmitir conhecimento, a educação forma cidadãos críticos e conscientes, promovendo a participação ativa na sociedade. Garantir acesso a uma educação de qualidade é fundamental para assegurar igualdade de oportunidades e o desenvolvimento pleno de cada pessoa.


Esse texto possui, predominantemente, a tipologia:

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Comentário de Gabarito – Tipologia Textual (Texto Expositivo)

Tema central da questão: O tema é tipologia textual, ou seja, a classificação dos textos segundo sua finalidade e estrutura, um conceito essencial tanto na interpretação de textos quanto no ensino formal da Língua Portuguesa.

Justificativa da alternativa correta (C – Expositiva):

Textos expositivos buscam explicar, informar ou esclarecer conceitos e ideias de maneira clara e objetiva, sem recorrer à defesa de opiniões pessoais ou à narração de fatos. No texto analisado, o foco está em apresentar informações sobre a educação, seus níveis e sua importância, tudo de forma objetiva e informativa. Não há tentativa de persuadir o leitor, nem o relato de fatos ocorridos ou a descrição de cenas, mas sim a exposição de conceitos, como evidencia o trecho: “A educação é essencial para o desenvolvimento integral do indivíduo…”.

Segundo Celso Cunha & Lindley Cintra, no texto expositivo “o autor apenas apresenta fatos ou conceitos, com linguagem de base objetiva”. Assim, identificar expressões informativas e ausência de opinião subjetiva é uma estratégia segura para marcar esse tipo textual.

Análise das alternativas incorretas:

A) Narrativa: Incorreta, pois não há sequência de ações, personagens ou enredo. Exemplo de narrativa: “João chegou à escola e encontrou seus amigos.”

B) Descritiva: Incorreta, pois falta detalhamento sensorial ou retrato de pessoas, ambientes ou objetos. A linguagem não é pictórica ou adjetivada.

D) Argumentativa: Incorreta, pois o texto não defende uma tese com base em argumentos, característica típica desse tipo textual, como exemplificado por: “Portanto, é necessário ampliar o acesso à educação para combater desigualdades.”

Estratégias para provas:

Procure palavras-chave que indiquem o propósito do texto. Se a intenção for apenas informar ou explicar, expositivo é o tipo predominante. Se houver defesa de ponto de vista, procure por argumentos; se houver histórias, por ações em sequência.

Evite confundir textos expositivos com argumentativos: ambos podem apresentar informações, porém só o argumentativo visa convencer.

Segundo Evanildo Bechara (“Moderna Gramática Portuguesa”), o correto reconhecimento da função predominante do texto é essencial para a compreensão global e para a adequada classificação tipológica.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GABARITO LETRA C

Expositiva

O texto apresenta informações e conceitos sobre a educação de forma objetiva e informativa, sem o propósito de defender uma tese ou provocar uma reflexão aprofundada. Seu objetivo principal é expor e esclarecer o papel da educação e sua importância, caracterizando uma tipologia expositiva.

LETRA A. Narrativa: Não há desenvolvimento de ações ou personagens, elementos típicos de uma narração.

LETRA B. Descritiva: O texto não se dedica a descrever características de forma detalhada, mas sim a informar e expor ideias.

LETRA D. Argumentativa: Embora o texto sugira a importância da educação, ele não estrutura uma argumentação com tese e defesa, características essenciais da tipologia argumentativa.

Gabarito C

Tipologia textual: se relaciona com a estrutura e aspectos linguísticos de como um texto se apresenta

- Descritivo – apresenta uma ideia de observador, tem uma descrição (de pessoas, coisas, lugares, situações) é um texto que apresenta claramente adjetivações, um retrato verbal sobre algo, faz leitor imaginar o objeto, muitos adjetivos. É um texto estático, que não movimenta no tempo. Geralmente está associado a outra tipologia, tais como: gráfico, classificados, boletim de ocorrência, entre outros.

- Narrativo consiste em um enredo (história que se conta), não necessariamente tem uma cronologia certa, porém precisa ter uma evolução temporal, em algumas vezes essa evolução ocorre no pensamento da personagem, às vezes pode acontecer de parte do texto utilizar verbos no pretérito imperfeito (falava, estudava, comia, era uma vez...). Possui também personagens, possui a presença de narrador. A história pode ser real ou fictícia. Conta história do PENTE (verá mais à frente)

- Injuntivo ensino, orientação, contém verbos no imperativo, instruções. Ex.: manual de instruções, bula de remédio, receita de bolo...

Dissertativo: pode ser:

- Dissertativo Expositivo – conceito/explicação, é associado à contemporaneidade (quando envolve redações), é uma informação, conhecimento sobre o assunto, não necessariamente é um posicionamento, autor com imparcialidade. Discorre sobre algo, não busca convencer. Ex.: texto didático, científico, que apresenta uma informação, reportagem. INFORMA ALGO DE FORMA DIRETA. = FATO

- Dissertativo Argumentativo ocorre a defesa de uma tese, geralmente em redações para concursos, autor sem imparcialidade, emite opinião, defende ponto de vista. É um texto em que a escrita dele é feita por meio de um posicionamento, de uma ideia, de uma tese, algo que o autor defenda. É uma escrita objetiva, concreta, prática, a ideia precisa ser entendida/defendida. Ex.: artigo de opinião, editorial, resenha crítica. = OPINIÃO (procurar vocábulos que indicam a opinião do autor)

Dissertativo = Argumentativo = Expositivo

Anulação.

No meu ponto de vista o texto esta DESCREVENDO a educação

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo