Sobre o emprego da crase no trecho retirado do texto “Devir...
“O devir espantalho deixa a distância processos de subjetivação, esvaziando pensamento, sensibilidade e capacidade de agir.”
I – É facultativo o emprego do acento grave em “a distância”
PORQUE,
II – nessa expressão, há palavras femininas que estão subentendidas, indicando “à distância de”.
Sobre as asserções, é correto afirmar que
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (4)
- Comentários (2)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Tema central: Uso da crase na expressão “a distância” em conformidade com a norma-padrão.
Comentário:
A questão avalia seu domínio sobre o emprego da crase em locuções adverbiais formadas por substantivo feminino, especialmente no caso de “a distância”, trecho extraído do texto. É preciso reconhecer em que situações esse uso é facultativo e quando é obrigatório, conforme as principais gramáticas e manuais de redação.
Análise das asserções:
I – “É facultativo o emprego do acento grave em ‘a distância’.”
Pela norma-padrão, o uso da crase em “a distância” (indicando modo, sem especificação) é facultativo (Celso Cunha e Lindley Cintra, Nova Gramática do Português Contemporâneo). Exemplos: “ensino a distância” ou “ensino à distância”. Ambas estão corretas, desde que não haja termo especificativo.
Contudo, no contexto da frase (“deixa a distância processos de subjetivação”), não há emprego de crase. Trata-se do substantivo “distância” como objeto direto do verbo “deixar”, que não exige preposição. Assim, a asserção é falsa, pois o acento grave simplesmente não cabe nesse contexto.
II – “Nessa expressão, há palavras femininas que estão subentendidas, indicando ‘à distância de’.”
Aqui, a asserção supõe palavras subentendidas que justificariam a crase no trecho citado. Isso não ocorre na frase do texto; o que existe (em outros contextos) é a locução prepositiva “à distância de” (Ex.: “à distância de 5 metros”), mas não há nenhuma palavra feminina subentendida em “a distância”. O uso da crase pressupõe fusão entre preposição e artigo, não elipse de termos. Portanto, esta asserção também é falsa.
Gabarito: A) as duas são falsas.
Estratégia e dica: Leia o contexto da frase antes de aplicar uma regra decorada. Muitas vezes, a função sintática do termo no período impede a aplicação da crase, ainda que a expressão isolada comporte dúvida (atenção à regência verbal!). Segundo Bechara e os manuais oficiais, a compreensão da estrutura da frase é o que garante a escolha correta.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Eae vamos esclarecer:
1. A primeira afirmação diz que o acento grave em "a distância" é facultativo. No entanto, isso não está correto. Na língua portuguesa, o acento grave (`) é utilizado para indicar crase, que ocorre quando há a fusão da preposição "a" com o artigo definido feminino "a". Neste caso, "a distância" não é uma combinação de "a" preposição com "a" artigo definido feminino, então não ocorre crase.
2. A segunda afirmação sugere que na expressão "a distância", há palavras femininas subentendidas, indicando "à distância de". Porém, essa interpretação não é correta. "Distância" é uma palavra feminina, mas não há necessidade de subentender outras palavras femininas na expressão para explicar seu significado.
Portanto, ambas as afirmações estão equivocadas.
Resumindo: a crase só ocorrerá em "à distância" quando houver uma especificação ou complemento
- "Ele observava tudo a distância". ("a distância" está sendo usado de forma genérica, sem crase.)
- "Ele observava tudo à distância de 100 metros". ("à distância" tem crase porque há uma especificação — "de 100 metros" — que exige a fusão da preposição "a" com o artigo "a".)
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo