Assinale a alternativa que não apresenta uma redundância:
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (3)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Tema central da questão: Redundância (Pleonasmo vicioso)
A questão avalia se você reconhece estruturas de pleonasmo vicioso, isto é, repetições desnecessárias de palavras ou ideias dentro da frase. Conforme a norma-padrão, esse vício empobrece o texto e deve ser evitado, especialmente em comunicações formais como as exigidas em concursos públicos.
Justificativa da alternativa correta:
A alternativa B) “Eu já li livros de Machado de Assis, são ótimos.” não apresenta nenhuma forma de redundância. A frase é objetiva, clara e não repete informações, estando de acordo com a norma culta e o princípio da concisão textual recomendado até mesmo pelo Manual de Redação da Presidência da República.
Regra-chave: “Pleonasmo vicioso ocorre quando há repetição desnecessária de ideias. Deve ser evitado, pois não amplia o significado da mensagem.” (vide Bechara, Cunha & Cintra)
Análise das alternativas incorretas:
A) “Estavam felizes por conviverem juntos novamente.”
A palavra “juntos” é redundante, pois “conviver” já significa viver junto com alguém. O correto seria apenas “por conviverem novamente”.
C) “Na conclusão final do trabalho ele falou sobre a importância daquele tema.”
Aqui, “conclusão final” é uma repetição de sentido, pois toda conclusão já é, por definição, final. O uso de ambos os termos é redundante.
D) “A vítima contou detalhes minuciosos sobre o sequestrador.”
“Detalhes” já referem-se a informações minuciosas. Utilizar “minuciosos” é mais uma redundância desnecessária.
Orientação estratégica: Em provas, desconfie de expressões em que uma palavra parece explicar ou reforçar a outra, pois há grande chance de serem exemplos de pleonasmo vicioso. Busque sempre frases objetivas e enxutas, como recomenda a Redação Oficial.
Referências: Cunha & Cintra (“Gramática da Língua Portuguesa”), Evanildo Bechara (“Moderna Gramática Portuguesa”).
Portanto, a alternativa correta é a letra B.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito: B
Estavam felizes por conviverem juntos novamente.
Eu já li livros de Machado de Assis, são ótimos
Na conclusão final do trabalho ele falou sobre a importância daquele tema.
A vítima contou detalhes minuciosos sobre o sequestrador
Acho que a letra A) também poderia ser o gabarito.
Estavam felizes por conviverem juntos novamente. (Conviver já expressa a ideia de viver junto)
Conviverem - flexão de conviver. Que vive com alguém.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo