O município de Bandeirante, localizado no estado de Santa C...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q4071866 História e Geografia de Estados e Municípios
O município de Bandeirante, localizado no estado de Santa Catarina, teve sua formação ligada a processos de colonização ocorridos a partir da década de 1940. A chegada de famílias oriundas do Rio Grande do Sul, especialmente das regiões de Caxias do Sul e Bento Gonçalves, contribuiu para o desenvolvimento inicial da localidade. Além disso, a influência cultural desses grupos permanece presente nas tradições da comunidade até os dias atuais. Considerando essas informações, quais foram as principais origens dos colonizadores de Bandeirante (SC)?
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Gabarito: C

Fundamento decisivo: A procedência indicada no enunciado — famílias de Caxias do Sul e Bento Gonçalves — é o elemento decisivo, porque essas localidades da Serra Gaúcha estão historicamente associadas à colonização italiana, com presença alemã no contexto regional.

Tema central: origem dos colonizadores
Análise das alternativas
A
Errada
Está errada porque origens francesa e inglesa não correspondem à matriz colonizadora historicamente associada a Caxias do Sul e Bento Gonçalves, citadas no enunciado.
B
Errada
Está errada porque origens indígena e africana não correspondem à procedência euro-imigrante dos núcleos da Serra Gaúcha mencionados como origem das famílias.
C
Certa
A alternativa C é a correta porque a questão pede a origem étnico-cultural predominante dos colonizadores a partir das cidades de procedência citadas. Como Caxias do Sul e Bento Gonçalves são núcleos historicamente ligados à colonização italiana, com presença também de alemães na formação regional, a letra C é a única compatível com essa matriz colonizadora.
D
Errada
Está errada porque origens japonesa e árabe não são as associadas à formação histórica de Caxias do Sul e Bento Gonçalves no contexto cobrado.
Pegadinha da questão
A confusão real era parar na procedência imediata das famílias, "Rio Grande do Sul", sem converter esse dado na matriz colonizadora das cidades citadas; outra armadilha era querer marcar apenas italiana, quando a alternativa compatível disponível era italiana e alemã.
Dica para questões semelhantes
  • Quando a questão informa cidades de origem dos migrantes, use essas cidades como chave para identificar a matriz colonizadora predominante.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo