Julgue o item a seguir.A responsabilidade trabalhista dos au...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2446564 Auditoria

Julgue o item a seguir.


A responsabilidade trabalhista dos auditores fiscais decorre da realização de auditorias externas, implicando na responsabilidade direta sobre a contratação e gestão de pessoal nas entidades auditadas.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é E - errado.

O tema central da questão está relacionado à responsabilidade dos auditores externos no contexto de auditorias independentes. Para resolver a questão, é essencial compreender que a auditoria externa envolve a avaliação das demonstrações financeiras de uma entidade por um auditor independente, mas não concede ao auditor nenhuma responsabilidade sobre a gestão ou contratação de pessoal na entidade auditada.

A justificativa para a alternativa E (errado) ser a correta é porque, conforme as normas de auditoria, os auditores externos têm a responsabilidade de opinar sobre as demonstrações financeiras, mas não sobre a gestão interna da entidade. Isso significa que eles não gerenciam, contratam ou têm responsabilidade trabalhista em relação aos funcionários da empresa auditada. Sua função é limitada a avaliar se as demonstrações financeiras representam fielmente a posição financeira da entidade.

Além disso, o auditor deve manter a independência e não se envolver em funções de gestão, o que inclui decisões de contratação e demissão. Sua função é assegurar os stakeholders de que as informações financeiras estão corretas e completas, e não administrar a empresa.

Portanto, afirmar que os auditores externos têm responsabilidade trabalhista direta sobre a contratação e gestão de pessoal nas entidades auditadas é incorreto.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Errado

Pode-se dizer que o Estado regula a relação trabalhista de duas formas: num primeiro plano a inspeção direta e autônoma do auditor-fiscal junto ao empregador e em segundo através da Justiça do Trabalho, provocada e dependente da vontade do empregado.

A inspeção tem como funções a manutenção do cumprimento dos direitos dos trabalhadores, que muitas vezes não têm ciência de grande parte deles, além da instrução ao empregador, para que este possa se ajustar aos termos da lei, principalmente com relação as mais novas e recém editadas.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo