Existem duas modalidades de doadores para o transplante ren...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (4)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa Correta: C - Até 4º grau + cônjuge.
O tema abordado nesta questão é sobre as regras para doação de órgãos no Brasil, especificamente sobre as modalidades de doadores para o transplante renal, que envolvem a doação de doador vivo e doador cadáver. No caso do doador vivo, a legislação brasileira estabelece critérios claros sobre a quem é permitido doar, com um foco especial no grau de parentesco.
A alternativa C está correta porque, de acordo com a legislação brasileira, é permitido que indivíduos até o 4º grau de parentesco consanguíneo e o cônjuge sejam doadores vivos de rim. Essa regra é regida por normas éticas e legais que visam garantir a segurança do doador e do receptor, além de prevenir práticas comerciais na doação de órgãos.
Vamos analisar as alternativas incorretas:
A - Até 3º grau + cônjuge: Essa alternativa está incorreta porque subestima o grau de parentesco permitido pela legislação. A lei permite que parentes até o 4º grau sejam doadores.
B - 1º grau exclusivo: Esta opção está incorreta porque é muito restritiva. Embora parentes de 1º grau possam doar, a legislação é mais abrangente, permitindo até o 4º grau.
D - Até 2º grau + cônjuge: Essa alternativa também está incorreta por ser demasiadamente restritiva, já que a legislação permite até o 4º grau.
Compreender as normas legais relacionadas à doação de órgãos é crucial para a prática de enfermagem, especialmente para garantir que os procedimentos sejam realizados de acordo com a lei e as diretrizes éticas.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Da Disposição do Corpo Vivo Art. 27. Qualquer pessoa capaz, nos termos da lei civil, poderá dispor de órgãos, tecidos, células e partes de seu corpo para serem retirados, em vida, para fins de transplantes ou enxerto em receptores cônjuges, companheiros ou parentes até o quarto grau, na linha reta ou colateral.
Letra C
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo