A formulação, alteração ou implementação dos tipos de políti...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3160117 Serviço Social
A formulação, alteração ou implementação dos tipos de políticas sociais em um país, dependem muito das características do sistema político daquele país. Como as políticas sociais são, em sentido mais restrito, formas de intervenção do Estado na sociedade civil, a configuração política daquele país, interfere na maneira de concebê-las e implantá-las. Esping-Andersen (1996 apud BRAIDE, 2014) criou uma conhecida e utilizada tipologia de regimes de bem-estar, cada qual correspondendo a um modelo de política pública social adotada, característico do sistema político do país. Vejamos:

I. regime liberal, cujos atributos são: o mercado como lócus de uma solidariedade de base individual; a predominância do mercado na provisão social, da qual participam com menos peso a família e o Estado. Neste regime se enquadrariam países como os Estados Unidos, o Canadá, a Austrália, a Nova Zelândia, a Irlanda e o Reino Unido;
II. regime conservador-corporativo: fundado em uma solidariedade de base familiar, caracteriza-se por uma provisão social na qual a família desempenha papel central em relação ao caráter marginal do mercado e à ação subsidiária do Estado, tendo ainda por referência o status, o mérito e a sanção de autores coletivos e corporativos diferenciados. Neste regime estão a Alemanha, Itália, França e outros da Europa continental;
III. regime social-democrata: fundado na solidariedade de base universal, sendo o Estado o seu lócus principal, caracterizado por uma composição da provisão social em que o Estado desempenha papel em relação às posições marginais da família e do mercado. Integram esse grupo os países nórdicos, Suécia, Dinamarca, Noruega e Finlândia.

É verdadeiro o que se afirma em:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

```html

Alternativa correta: D - Todas as afirmações são verdadeiras.

Vamos analisar cada item para entender por que esta é a resposta correta:

I. Regime liberal: Este regime caracteriza-se pela predominância do mercado na provisão social, com uma solidariedade de base individual. Aqui, a família e o Estado têm um papel menos central. Países como os Estados Unidos, Canadá, Austrália, Nova Zelândia, Irlanda e o Reino Unido são exemplos claros desse modelo. Isto está de acordo com a tipologia de Esping-Andersen.

II. Regime conservador-corporativo: Este modelo é fundado na solidariedade de base familiar, onde a família tem um papel central e o Estado atua de forma subsidiária. A provisão social é influenciada por status e mérito, e os atores coletivos desempenham um papel importante. Exemplos incluem Alemanha, Itália, França e outros países da Europa continental. Esta descrição também coincide com o modelo de Esping-Andersen.

III. Regime social-democrata: Este regime se baseia na solidariedade universal, com o Estado desempenhando o papel central na provisão social. A família e o mercado têm papéis menos centrais. Países nórdicos como Suécia, Dinamarca, Noruega e Finlândia são exemplos desse regime. Novamente, isso está em linha com a tipologia apresentada por Esping-Andersen.

Justificativa da alternativa correta: Todas as afirmações estão corretas e refletem fielmente a tipologia dos regimes de bem-estar social desenvolvida por Esping-Andersen. Portanto, a alternativa D, que indica que todas as afirmações são verdadeiras, é a escolha certa.

Dicas para interpretação: Ao analisar este tipo de questão, é importante prestar atenção aos critérios de solidariedade (individual, familiar ou universal) e ao papel relativo do Estado, mercado e família em cada regime. Identifique palavras-chave como "mercado", "família" e "Estado" para ajudar a definir qual regime está sendo descrito.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

```

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo