A formulação, alteração ou implementação dos tipos de políti...
I. regime liberal, cujos atributos são: o mercado como lócus de uma solidariedade de base individual; a predominância do mercado na provisão social, da qual participam com menos peso a família e o Estado. Neste regime se enquadrariam países como os Estados Unidos, o Canadá, a Austrália, a Nova Zelândia, a Irlanda e o Reino Unido;
II. regime conservador-corporativo: fundado em uma solidariedade de base familiar, caracteriza-se por uma provisão social na qual a família desempenha papel central em relação ao caráter marginal do mercado e à ação subsidiária do Estado, tendo ainda por referência o status, o mérito e a sanção de autores coletivos e corporativos diferenciados. Neste regime estão a Alemanha, Itália, França e outros da Europa continental;
III. regime social-democrata: fundado na solidariedade de base universal, sendo o Estado o seu lócus principal, caracterizado por uma composição da provisão social em que o Estado desempenha papel em relação às posições marginais da família e do mercado. Integram esse grupo os países nórdicos, Suécia, Dinamarca, Noruega e Finlândia.
É verdadeiro o que se afirma em:
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: D - Todas as afirmações são verdadeiras.
Vamos analisar cada item para entender por que esta é a resposta correta:
I. Regime liberal: Este regime caracteriza-se pela predominância do mercado na provisão social, com uma solidariedade de base individual. Aqui, a família e o Estado têm um papel menos central. Países como os Estados Unidos, Canadá, Austrália, Nova Zelândia, Irlanda e o Reino Unido são exemplos claros desse modelo. Isto está de acordo com a tipologia de Esping-Andersen.
II. Regime conservador-corporativo: Este modelo é fundado na solidariedade de base familiar, onde a família tem um papel central e o Estado atua de forma subsidiária. A provisão social é influenciada por status e mérito, e os atores coletivos desempenham um papel importante. Exemplos incluem Alemanha, Itália, França e outros países da Europa continental. Esta descrição também coincide com o modelo de Esping-Andersen.
III. Regime social-democrata: Este regime se baseia na solidariedade universal, com o Estado desempenhando o papel central na provisão social. A família e o mercado têm papéis menos centrais. Países nórdicos como Suécia, Dinamarca, Noruega e Finlândia são exemplos desse regime. Novamente, isso está em linha com a tipologia apresentada por Esping-Andersen.
Justificativa da alternativa correta: Todas as afirmações estão corretas e refletem fielmente a tipologia dos regimes de bem-estar social desenvolvida por Esping-Andersen. Portanto, a alternativa D, que indica que todas as afirmações são verdadeiras, é a escolha certa.
Dicas para interpretação: Ao analisar este tipo de questão, é importante prestar atenção aos critérios de solidariedade (individual, familiar ou universal) e ao papel relativo do Estado, mercado e família em cada regime. Identifique palavras-chave como "mercado", "família" e "Estado" para ajudar a definir qual regime está sendo descrito.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
```Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo