A Lei de Diretrizes Orçamentárias, de acordo com a Constitui...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1969904 Administração Financeira e Orçamentária
A Lei de Diretrizes Orçamentárias, de acordo com a Constituição Federal de 1988, deve
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa Correta: E

1. Tema central da questão:

A questão aborda as funções da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) conforme previsto na Constituição Federal de 1988. A LDO é uma peça essencial no processo orçamentário, articulando o planejamento de médio prazo (Plano Plurianual) com o orçamento anual.

2. Resumo teórico:

A LDO tem a função de estabelecer as metas e prioridades da administração pública para o exercício seguinte, orientar a elaboração da Lei Orçamentária Anual e garantir a compatibilidade entre os instrumentos de planejamento. Segundo o art. 165, §2º, da CF/88, cabe à LDO “estabelecer as metas e prioridades da administração pública federal, incluindo as despesas de capital para o exercício financeiro subsequente”, além de orientar a elaboração da LOA e dispor sobre alterações na legislação tributária.

A Lei de Responsabilidade Fiscal também reforça a importância da LDO em relação ao equilíbrio fiscal e à sustentabilidade da dívida pública (art. 4º, LRF).

3. Justificativa da alternativa correta (E):

A alternativa E está correta porque a LDO deve sim estabelecer diretrizes de política fiscal e respectivas metas, em consonância com a trajetória sustentável da dívida pública. Isso está em total acordo com a Constituição e a LRF, que exigem responsabilidade e equilíbrio nas contas públicas.

4. Análise das alternativas incorretas:

A: Fala de compatibilidade com o “Anexo de Riscos Fiscais”, que é um instrumento da LDO, mas o anexo correto é o Anexo de Metas Fiscais. Não existe exigência de demonstrativo de compatibilidade específico citado.

B: Essa função é típica da Lei 4.320/64 e da LOA, não da LDO.

C: Dispor sobre execução equitativa e procedimentos diante de impedimentos técnicos é um detalhamento feito pela LOA, não pela LDO.

D: Avaliar situação patrimonial de empresas públicas é atribuição da administração indireta e não da LDO.

5. Dica de interpretação:

Procure palavras-chave como “diretrizes”, “metas fiscais” e “sustentabilidade da dívida”. Evite respostas muito detalhadas ou que tratem de funções claramente de outros instrumentos orçamentários.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito: letra E.

CF/88

Art. 165

§ 2º A lei de diretrizes orçamentárias compreenderá as metas e prioridades da administração pública federal, estabelecerá as diretrizes de política fiscal e respectivas metas, em consonância com trajetória sustentável da dívida pública, orientará a elaboração da lei orçamentária anual, disporá sobre as alterações na legislação tributária e estabelecerá a política de aplicação das agências financeiras oficiais de fomento.

.

Analisando o erro das demais:

a) Segundo a LRF, o PLOA conterá demonstrativo da compatibilidade da programação dos orçamentos com os objetivos e metas do Anexo de Metas Fiscais.

b) Esse item, conforme CF/88, constará em Lei Complementar.

c) Esse item, conforme CF/88, constará em Lei Complementar.

d) Não achei respaldo legal, creio que pode ser invenção da banca.

.

dúvidas ou correções, avisem-me. espero ter ajudado! ☺

Complementando a análise da Anna Katrina:

Gabarito: letra E.

CF/88

Art. 165

.

Analisando o erro das demais:

a) Segundo a LRF, o PLOA conterá demonstrativo da compatibilidade da programação dos orçamentos com os objetivos e metas do Anexo de Metas Fiscais.

b) Esse item, conforme CF/88, constará em Lei Complementar.

Art. 165. § 9º Cabe à lei complementar: 

II     - estabelecer normas de gestão financeira e patrimonial da administração direta e indireta, bem como condições para a instituição e funcionamento de fundos;  

c) Esse item, conforme CF/88, constará em Lei Complementar.

Art. 165. § 9º Cabe à lei complementar: 

III - dispor sobre critérios para a execução equitativa, além de procedimentos que serão adotados quando houver impedimentos legais e técnicos...

d) Não achei respaldo legal, creio que pode ser invenção da banca.

e)§ 2º A lei de diretrizes orçamentárias compreenderá as metas e prioridades da administração pública federal, estabelecerá as diretrizes de política fiscal e respectivas metas, em consonância com trajetória sustentável da dívida pública, orientará a elaboração da lei orçamentária anual, disporá sobre as alterações na legislação tributária e estabelecerá a política de aplicação das agências financeiras oficiais de fomento.

CF/88 Art. 165. Leis de iniciativa do Poder Executivo estabelecerão:

§ 2º A lei de diretrizes orçamentárias compreenderá as metas e prioridades da administração pública federal, incluindo as despesas de capital para o exercício financeiro subsequente, orientará a elaboração da lei orçamentária anual, disporá sobre as alterações na legislação tributária e estabelecerá a política de aplicação das agências financeiras oficiais de fomento.

E) Correta. A LDO é responsável por estabelecer as diretrizes de política fiscal e suas respectivas metas, buscando garantir uma trajetória sustentável da dívida pública. Isso inclui a definição de limites e parâmetros para o endividamento do Estado, visando manter o equilíbrio das contas públicas.

 A) Incorreta. A LDO não tem a obrigação de conter o demonstrativo da compatibilidade da programação do Orçamento Fiscal com os objetivos e metas constantes no Anexo de Riscos Fiscais. Essa exigência refere-se à Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

B) Incorreta. As normas de gestão financeira e patrimonial da administração direta e indireta, bem como as condições para a instituição e funcionamento de fundos, são estabelecidas pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e não pela LDO.

C) Incorreta. Não há disposição expressa que a LDO possa dispor sobre critérios para a execução equitativa e estabelecer procedimentos em casos de impedimentos legais e técnicos.

D) Incorreta. A avaliação da situação patrimonial das empresas públicas independentes e a definição de medidas de recuperação não são atribuições da LDO, mas sim da legislação específica que trata dessas empresas.

SIGAM NOSSO INSTAGRAM: @redacaopap

A alternativa correta é a E) estabelecer as diretrizes de política fiscal e respectivas metas, em consonância com trajetória sustentável da dívida pública.

A redação do Art. 165, § 2º, da Constituição Federal foi atualizada recentemente, consolidando o papel da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) na governança fiscal do país.

  • Fundamento da Alternativa E: De acordo com o texto constitucional, a LDO não apenas compreende as metas e prioridades da administração pública, mas também deve estabelecer as diretrizes de política fiscal e as respectivas metas, garantindo que estas estejam em consonância com a trajetória sustentável da dívida pública.

A) Compatibilidade: O demonstrativo de compatibilidade deve ser feito em relação ao Anexo de Metas Fiscais, e não ao Anexo de Riscos Fiscais (que trata de passivos contingentes).

B) Gestão Financeira e Fundos: Conforme o Art. 165, § 9º, I e II, essas são matérias reservadas à Lei Complementar (especificamente a nova Lei de Finanças Públicas que substitui/complementa a Lei 4.320/64), e não à LDO.

C) Execução Equitativa e Impedimentos: Embora a LDO trate de alguns procedimentos, os critérios para a execução equitativa das emendas e o tratamento de impedimentos técnicos são detalhados no corpo da própria Constituição (Art. 166, §§ 11 a 20) e na LOA, servindo a LDO apenas como ponte normativa.

D) Recuperação de Empresas Públicas: A LDO não possui a função de avaliar a situação patrimonial individualizada de estatais independentes para fins de planos de recuperação; isso compete à gestão das próprias empresas e ao Ministério supervisor.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo