No caso de Lucas, trata-se de um transtorno depressivo seve...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2908536 Psicologia

Lucas foi afastado do trabalho, pois vem manifestando muita dificuldade de cumprir seu horário de trabalho, referindo estar muito incomodado com as pessoas na rua e também com os colegas no trabalho, julgando que estão sempre falando mal ou rindo dele. Na rua, quando percebe, isso, esbarra de propósito nas pessoas para despistar sua raiva e depois pede desculpas para que elas não revidem. Refere que está muito difícil viver assim com todos tomando conta da sua vida e que, mesmo quando está em casa, escuta as pessoas na rua falando a seu respeito.

A partir da situação hipotética acima, julgue os itens a seguir quanto ao diagnóstico psicopatológico.

No caso de Lucas, trata-se de um transtorno depressivo severo com características melancólicas, em que predominam a desconfiança em relação às pessoas mais próximas e o retraimento social.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é E - errado. Vamos entender o porquê.

A questão apresenta uma situação hipotética envolvendo Lucas, que experimenta dificuldades significativas em seu ambiente de trabalho e vida social, manifestando comportamentos de desconfiança e retraimento. Para resolver a questão, é necessário compreender os critérios diagnósticos de transtornos mentais, em especial a diferença entre transtornos depressivos e psicóticos.

Na hipótese descrita, Lucas demonstra pensamentos paranoides, acreditando que as pessoas estão falando mal dele e rindo dele. Além disso, ele relata ouvir vozes de pessoas comentando sobre ele, mesmo quando está em casa. Esses sintomas são mais característicos de um transtorno psicótico, como a paranoia ou o transtorno delirante, do que de um transtorno depressivo severo.

No transtorno depressivo severo com características melancólicas, os sintomas típicos incluem humor deprimido, perda de interesse ou prazer, alterações no sono e apetite, além de outros sintomas somáticos e cognitivos. No entanto, a desconfiança e a escuta de vozes não são os sintomas principais desse transtorno.

Por isso, a afirmação de que o caso de Lucas se trata de um transtorno depressivo severo com características melancólicas está errada, pois os sintomas descritos na questão se alinham mais a um quadro de natureza psicótica.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo