Sobre a cafeicultura, julgue os itens a seguir: I. Na fase ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3407881 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Sobre a cafeicultura, julgue os itens a seguir:



I. Na fase da secagem, o café deve ser passado obrigatoriamente por uma máquina de secagem, não existindo a secagem natural para este tipo de cultivo.


II. Na fase de torrefação, os grãos são torrados em temperaturas de até 230º C.


III. A fase da moagem é feita para liberar os componentes responsáveis pelo aroma e sabor.



Assinale a alternativa correta:

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: C - F – V – V.

Tema central: A questão aborda etapas do processamento do café, com foco em secagem, torrefação e moagem. Esses processos são fundamentais para a qualidade do produto final e fazem parte do cotidiano da engenharia agronômica e da agroindústria.

Resumo teórico:

O processamento do café envolve múltiplas fases: secagem (redução da umidade dos grãos), torrefação (transformação química e física pelo calor) e moagem (quebra dos grãos para liberar compostos aromáticos). Conhecer essas etapas é essencial para garantir qualidade, durabilidade e sabor do café.

Análise das afirmações:

I. Errada. A secagem do café pode ser feita tanto de forma natural (ao sol, em terreiros) quanto de maneira artificial (em secadores mecânicos). Não é obrigatório o uso de máquina. Fontes: EMBRAPA Café, Manual de Pós-colheita.

II. Correta. A torrefação normalmente ocorre entre 180°C a 240°C; 230°C é um valor adequado e usualmente praticado na indústria para realçar aroma e sabor.
Fonte: ABIC – Associação Brasileira da Indústria de Café.

III. Correta. A moagem realmente serve para liberar compostos aromáticos e de sabor, pois quebra as células do grão, expondo os óleos essenciais. Isso melhora a extração durante o preparo da bebida.
Fonte: Manual de Café – MAPA.

Por que as outras alternativas estão erradas?

As demais alternativas contém julgamentos incorretos sobre a secagem (afirmando que só pode ser artificial ou máquina), contrariando a prática e os manuais técnicos. Fique atento a palavras como “obrigatoriamente” ou “não existe”, pois costumam indicar pegadinhas nas provas!

Estrategicamente, sempre avalie termos absolutos e, ao analisar cada etapa do processamento, lembre-se das práticas tradicionais e industriais registradas em manuais técnicos.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo