Segundo preceitua a norma culta, a regência verbal está cor...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (4)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Tema central: Regência verbal é o foco desta questão, exigindo o domínio das relações entre verbos e seus complementos, com atenção ao uso correto das preposições, conforme orienta a norma-padrão da Língua Portuguesa.
Alternativa correta: A
“A aluna simpatizou com o novo professor na primeira aula.”
O verbo simpatizar exige obrigatoriamente a preposição “com” (transitivo indireto), indicando afinidade. Esse uso está perfeitamente de acordo com a norma padrão. Segundo Bechara (Moderna Gramática Portuguesa, p. 499): “Simpatizar com alguém/algo.”
Exemplo: “Ela simpatizou com a nova colega.”
Análise das alternativas incorretas:
B) “A substituição de professor implica em mudança de horário.”
O verbo implicar no sentido de “acarretar, ter como consequência” é transitivo direto e não admite preposição. O correto, segundo Cunha & Cintra: “implica mudança”.
Correção: “A substituição de professor implica mudança de horário.”
C) “Informei-lhe sobre a nota obtida na prova.”
O verbo informar permite: informar algo a alguém ou informar alguém de algo. Aqui, há mistura das formas.
Correção: “Informei-lhe a nota obtida” (informar algo a alguém) ou “Informei-o da nota obtida” (informar alguém de algo).
D) “Os alunos responderam todas as questões da prova.”
O verbo responder pede preposição (transitivo indireto) ao sentido de “dar resposta”.
Correção: “Os alunos responderam a todas as questões da prova.”
Estratégia para concursos: Ao resolver questões sobre regência, leia atentamente o verbo e identifique o complemento; questione se há necessidade de preposição e qual é a exigida. Fique alerta com construções do dia a dia que podem estar em desacordo com a norma culta — são recorrentes em provas!
Conclusão: Alternativa A atende plenamente às regras da regência verbal. O conhecimento das exigências de cada verbo, como ensinam Bechara e Cunha & Cintra, é fundamental para o candidato ao cargo de Professor.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GAB: A
Implicar é VTD - Implica algo
Informar, no contexto, é VTDI, e a assertiva está com dois objetos indiretos, o que a torna errada
Responder, no contexto, é VTI. Faltou a preposição A
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo