Marque a alternativa abaixo que o termo sublinhado exerce a ...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (14)
- Comentários (8)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Tema central: Sintaxe – Adjunto Adnominal
Esta questão investiga se o candidato consegue identificar o adjunto adnominal – um termo acessório da oração que qualifica, determina ou caracteriza o sentido de um substantivo. O adjunto adnominal pode assumir a forma de adjetivos, locuções adjetivas, artigos, pronomes e alguns numerais, sendo bastante cobrado em concursos pela sua semelhança com o complemento nominal.
Regra principal:
Por norma-padrão (Bechara e Cunha & Cintra), adjunto adnominal é todo termo que, junto de um nome (frequentemente substantivo), indica qualidade, posse, origem, finalidade ou parte, ao passo que o complemento nominal completa o sentido de substantivos abstratos, adjetivos e advérbios, sempre introduzido por preposição e, geralmente, expressando o alvo ou destinatário da ação.
Análise da alternativa correta – Letra A:
Na frase “Aquele susto arrepiou-nos os cabelos.”, o termo “nos” (pronome oblíquo átono) está diretamente relacionado ao substantivo “cabelos”, indicando posse: os cabelos são nossos. Assim, “nos” exerce função de adjunto adnominal, já que especifica a quem pertencem os cabelos. Essa função é tradicionalmente aceita, como destacam Bechara e Rocha Lima: pronomes possessivos quando associados a substantivos desempenham função de adjunto adnominal.
Análise das alternativas incorretas:
B) “de socorro”: complemento nominal, pois detalha o tipo de pedido (substantivo abstrato) feito.
C) “do dinheiro”: complemento nominal, pois indica aquilo de que se pediu empréstimo (objeto da ação do substantivo abstrato “empréstimo”).
D) “ao entrevistado”: complemento nominal, pois mostra o destinatário da “resposta” (substantivo abstrato – quem recebe a resposta).
E) “difícil”: predicativo do objeto, pois caracteriza o objeto direto “a” (feminino, singular), indicando um estado (“Achei-a difícil”).
Pontos de atenção: Muitos erram ao confundir locuções com preposição “de” ou pronomes por complemento nominal. Preste atenção se o termo indica posse (adjunto adnominal) ou recebe/padece a ação (complemento nominal).
Resumo da regra: Pronomes possessivos ligados a substantivo = adjunto adnominal; preposicionados ligados a substantivo abstrato = provável complemento nominal.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
✅ Gabarito: A
a) Aquele susto arrepiou-nos os cabelos → CORRETO. O pronome oblíquo átono "nos" está sendo usado com valor de posse (=nossos cabelos). Ele é adjunto adnominal.
b) O pedido de socorro foi ouvido ao longe → INCORRETO. Pedido de alguma coisa (=o termo em destaque completa o sentido de um substantivo, é um complemento nominal).
c) O empréstimo do dinheiro salvou a empresa → INCORRETO. Empréstimo de alguma coisa (=o termo em destaque completa o sentido de um substantivo, é um complemento nominal).
d) A resposta ao entrevistado provocou-lhe tristeza → INCORRETO. Resposta a alguma coisa (=o termo em destaque completa o sentido de um substantivo, é um complemento nominal, ele possui valor passivo: o entrevistado sofre a ação de ser respondido. O adjunto adnominal possui valor ativo, valor de posse).
e) Achei-a muito difícil → INCORRETO. O termo em destaque é um adjetivo com função sintática de predicativo do objeto direto.
➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!
Vamos entender ?
A) Em alguns casos os pronomes exercem função de adjunto adnominal Uma especial é
Quando vc insere um um possessivo dentro da estrutura..
Exemplo: Beijei-lhe a testa
Beijei a sua testa.
Aquele susto arrepiou-nos os cabelos.
Aquele susto arrepiou os nosso cabelos.
Estamos diante de um substantivo abstrato ( ação , estado, sentimento)
CN é infiel mantém relação com adjetivo, conselhos e resumo de resumo
O CN sofre uma ação.
O Adjunto Adnominal é um termo fiel mantém relação somente com substantivos. (concretos / abstratos)
ele pratica a ação.
B) O pedido de socorro foi ouvido ao longe.
O socorro é pedido - CN
C) O empréstimo do dinheiro salvou a empresa.
O dinheiro foi emprestado - Alvo da ação. CN
D) A resposta ao entrevistado provocou-lhe tristeza.
Novamente um CN
E) Achei-a muito difícil.
predicativo.
O pronome oblíquo quando ele indicar posse é Adj Adn.
ex.: cumprimentei-lhe os filhos = cumprimentei os seus filhos.
para fins de revisao
resposta A
Os pronomes ME, TE, SE, NOS E VOS, quando ligados a algum pronome de posse são ADJUNTOS ADNOMINAIS
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo