O Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP) foi ins...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3928441 Enfermagem
O Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP) foi instituído em 1º de abril de 2013 por meio da Portaria 529. Esta Portaria prevê todas as exigências estabelecidas para o menor índice de riscos ao paciente, por todos os profissionais da área da saúde. Sobre alguns itens apresentados na portaria, leia as afirmativas a seguir:

I. Segurança do Paciente: redução, a um mínimo aceitável, do risco de dano desnecessário associado ao cuidado de saúde;
II. Dano: incidente que resulta em dano ao paciente;
III. Evento adverso: comprometimento da estrutura ou função do corpo e/ou qualquer efeito dele oriundo, incluindo-se doenças, lesão, sofrimento, morte, incapacidade ou disfunção, podendo, assim, ser físico, social ou psicológico.
IV. Incidente: evento ou circunstância que poderia ter resultado, ou resultou, em dano desnecessário ao paciente.

Assinale a alternativa que corresponde as opções CORRETAS.
Alternativas