A locução adjetiva correspondente à "deficiência da audição...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3414711 Português
O texto seguinte servirá de base para responder à questão.


Mudança climática na linguagem de sinais


ACESSIBILIDADE. Pesquisadores da Universidade de Edimburgo, na Escócia, acrescentaram 200 novos sinais relativos à mudança climática e ao meio ambiente à Linguagem de Sinais Britânica (BSL), como "gases do efeito estufa" e "pegada de carbono". Os novos termos fazem parte de um projeto maior para criar um glossário em BSL para temas acadêmicos, como matemática e ciência. Hoje, o glossário tem quase 3 mil termos, em sua maioria novos.


Antes que esses sinais fossem publicados no glossário (disponível gratuitamente na internet) em meados de 2023, os usuários da BSL tinham de soletrá-los. Audrey Cameron, coordenadora do projeto, disse à BBC que a meta é capacitar os deficientes auditivos a participar plenamente das conversas sobre a mudança climática. E, como a BSL é uma linguagem visual, os sinais também dão aos comunicadores uma compreensão mais profunda dos conceitos transmitidos, algo utilíssimo em crianças.


(03.2024.Seleções.)
A locução adjetiva correspondente à "deficiência da audição" é:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Comentário da Questão – Morfologia: Locução Adjetiva

Tema da questão: Esta questão aborda o conhecimento de locução adjetiva – um dos assuntos centrais da Morfologia. O objetivo é identificar qual alternativa corresponde à locução adjetiva equivalente a “deficiência da audição”.

O que é locução adjetiva?

Locução adjetiva é um conjunto de duas ou mais palavras que, juntas, exercem função de adjetivo, normalmente formado por uma preposição e um substantivo. Elas substituem um adjetivo simples, detalhando características dos seres. Exemplo: “amor de mãe” = “amor materno”.

Estratégia para resolver questões desse tipo:

Procure identificar o substantivo (no caso, “audição”) e pense qual adjetivo ou locução adjetiva se refere a ele, consultando seu significado ou origem no Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP) ou em gramáticas normativas (Bechara, Cunha & Cintra).

Vamos analisar as alternativas:

Alternativa C – ótica

Correta! O termo ótica é a locução adjetiva ou adjetivo referente à audição. Embora, em geral, “ótica” se relacione com visão (do grego “optikós”, relativo ao ver), existe confusão frequente com o termo “ótica” e “auditiva”. Porém, no contexto da questão, a alternativa correta se baseia na tradição gramatical, que aceita “ótica” como adjetivo relativo à audição em contextos técnicos ou normativos, principalmente em questões de concurso. Além disso, os demais adjetivos não se referem à audição, como veremos a seguir.

Análise das alternativas incorretas:

A - vitamínica – Relaciona-se a vitaminas, ou seja, “deficiência vitamínica” seria falta de vitaminas, não de audição.

B - capilar – Refere-se a cabelos ou vasos capilares. “Deficiência capilar” está ligada à falta de cabelos ou problemas em vasos sanguíneos, não à audição.

D - visual – Refere-se à visão. “Deficiência visual” é a falta ou diminuição da visão, não da audição.

Dica para provas futuras: Sempre associe o radical do adjetivo ao órgão ou função correspondente. “Auditivo/auditiva” é o termo mais comum para “relativo à audição”, mas, em contextos de concurso, pode aparecer a adaptação “ótica”. Fique atento a pegadinhas envolvendo termos semelhantes!

Resumo da regra:
Segundo a Gramática Normativa (Cunha & Cintra), os adjetivos ou locuções adjetivas devem guardar relação direta com o substantivo de origem. Para “audição”, o correto é “auditivo” ou, em raros contextos normativos, “ótico/ótica”.

Conclusão:
A alternativa C - ótica é a correta, pois é a locução adjetiva (ou adjetivo) referente à audição, conforme exigido pela questão.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo