A respeito dos equipamentos utilizados em subestações, julgu...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3037134 Engenharia Elétrica

A respeito dos equipamentos utilizados em subestações, julgue o próximo item.


A diferença fundamental entre uma chave de manobra e um disjuntor é o nível de tensão em que eles são utilizados: os disjuntores são usados em subestações de alta tensão; as chaves de manobra, em subestações de baixa e de média tensão. 

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A diferença primordial entre um disjuntor e uma chave de manobra reside no modo de operação, enquanto a chave de manobra é apenas um dispositivo de seccionamento, não podendo operar em situações com carga e muito menos em situações de falta (não se está considerando chaves com mecanismo de extinção de arco), o disjunto é um dispositivo de proteção e seccionamento, podendo mudar o seu estado estando o circuito em alimentação normal ou em falta.

Disjuntores são dispositivos de proteção que interrompem o circuito em caso de sobrecarga ou curto-circuito, sendo projetados para interromper correntes elevadas e proteger equipamentos. Eles são usados em sistemas de alta, média e baixa tensão, dependendo da aplicação.

Chaves de manobra, por outro lado, são utilizadas para acionar ou desacionar circuitos em condições normais de operação, ou seja, elas não interrompem correntes elevadas em caso de falhas. Elas são frequentemente usadas para isolamento de circuitos ou para operações de manutenção. Chaves de manobra podem ser encontradas em sistemas de baixa, média e alta tensão, dependendo do tipo de instalação.

A afirmação é completamente falsa porque tanto os disjuntores quanto as chaves de manobra (seccionadoras) existem e são utilizados em todos os níveis de tensão (baixa, média, alta, extra-alta e ultra-alta tensão).

A diferença fundamental entre eles não é a tensão, mas sim a capacidade de interrupção de corrente sob diferentes condições operacionais:

  • Disjuntor: É o principal equipamento de proteção do sistema. Possui câmaras de extinção de arco elétrico (a vácuo, a gás SF6, a óleo, etc.) e é projetado especificamente para abrir e fechar circuitos não só em carga nominal, mas principalmente para interromper violentas correntes de curto-circuito.
  • Chave de Manobra (Seccionadora): É um equipamento destinado ao isolamento físico e visível de um trecho do circuito para garantir a segurança das equipes de manutenção, ou para reconfigurar a rede. A regra geral é que ela não possui poder de interrupção de curto-circuito, sendo operada, na maioria das vezes, a vazio (sem corrente) ou, no caso de chaves interruptoras específicas, apenas com a corrente nominal de carga.

O disjuntor é definido pela sua função de interromper correntes de falta em curtos intervalos de tempo. as seccionadoras servem para "proporcionar isolamento seguro" porque "disjuntores não são capazes de oferecer a garantia de isolamento seguro" (já que os contatos ficam escondidos dentro da câmara de extinção). Ou seja, eles trabalham em conjunto no mesmo pátio de subestação, independentemente da tensão.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo