A respeito dos equipamentos utilizados em subestações, julgu...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3037133 Engenharia Elétrica

A respeito dos equipamentos utilizados em subestações, julgue o próximo item.


O relé é um dispositivo utilizado para interromper as elevadas correntes no caso de curto-circuito. 

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Fusível tem esta função

relé normalmente protege contra aquecimento, ou faz o acoplamento isolado entre circuitos de menor e maior carga. - controle e potência

Errado.

Protege contra sobrecarga.

O relé protege contra sobrecargas, curtos e outras anomalias. Está incompleto, mas não está errado.

A afirmação está incorreta porque confunde os papéis dos equipamentos no sistema de proteção de uma subestação. A banca tentou induzir o candidato a atribuir a função do disjuntor ao relé.

  • Relé de Proteção: Atua como o "cérebro" do sistema. A sua função é detectar (sensibilizar) a ocorrência de anormalidades na rede, como um curto-circuito, analisando os sinais provenientes dos TCs e TPs. O relé não possui capacidade física para interromper correntes de potência; ele atua apenas no circuito de controle, enviando um sinal elétrico de baixa potência (comando de trip ou disparo).
  • Disjuntor: Este sim atua como o "músculo". É o equipamento de manobra robusto, dotado de câmaras de extinção de arco elétrico, que recebe a ordem do relé e abre os seus contatos para efetivamente interromper as elevadas correntes de curto-circuito no circuito primário.

Os disjuntores têm como principal função interromper correntes de curto-circuito... São os relés os equipamentos responsáveis pela sensibilização da falta no sistema. Após serem sensibilizados, os relés podem enviar ou não sinais para o comando de abertura do disjuntor".

Em resumo: o relé "enxerga" o curto e manda abrir; quem realmente interrompe a corrente abrindo o circuito é o disjuntor.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo