A respeito dos equipamentos utilizados em subestações, julgu...
A respeito dos equipamentos utilizados em subestações, julgue o próximo item.
O relé é um dispositivo utilizado para interromper as
elevadas correntes no caso de curto-circuito.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Fusível tem esta função
relé normalmente protege contra aquecimento, ou faz o acoplamento isolado entre circuitos de menor e maior carga. - controle e potência
Errado.
Protege contra sobrecarga.
O relé protege contra sobrecargas, curtos e outras anomalias. Está incompleto, mas não está errado.
A afirmação está incorreta porque confunde os papéis dos equipamentos no sistema de proteção de uma subestação. A banca tentou induzir o candidato a atribuir a função do disjuntor ao relé.
- Relé de Proteção: Atua como o "cérebro" do sistema. A sua função é detectar (sensibilizar) a ocorrência de anormalidades na rede, como um curto-circuito, analisando os sinais provenientes dos TCs e TPs. O relé não possui capacidade física para interromper correntes de potência; ele atua apenas no circuito de controle, enviando um sinal elétrico de baixa potência (comando de trip ou disparo).
- Disjuntor: Este sim atua como o "músculo". É o equipamento de manobra robusto, dotado de câmaras de extinção de arco elétrico, que recebe a ordem do relé e abre os seus contatos para efetivamente interromper as elevadas correntes de curto-circuito no circuito primário.
Os disjuntores têm como principal função interromper correntes de curto-circuito... São os relés os equipamentos responsáveis pela sensibilização da falta no sistema. Após serem sensibilizados, os relés podem enviar ou não sinais para o comando de abertura do disjuntor".
Em resumo: o relé "enxerga" o curto e manda abrir; quem realmente interrompe a corrente abrindo o circuito é o disjuntor.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo