Com a melhoria das condições de vida e na saúde da populaçã...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1088762 Medicina
Com a melhoria das condições de vida e na saúde da população nas últimas décadas, as causas perinatais, decorrentes de intercorrências durante a gravidez, parto e nascimento, passaram a responder por mais de 50% dos óbitos no primeiro ano de vida. A asfixia neonatal figura entre as principais causas de óbito perinatal e deficiência neurológica a longo prazo em lactentes. Estima-se que sua prevalência esteja entre 1 a 6:1000 nascidos vivos, enquanto a Encefalopatia Hipóxico-isquêmica seja de 0,3 a 2: 1000 nascidos vivos.
Asfixia é definida como agravo ao feto ou ao RN, ocasionado por uma falta de oxigênio (hipoxemia) e ou uma falta de perfusão (isquemia) de vários órgãos, associado à acidose lática e, quando acompanhada de hipoventilação, à hipercapnia. Em relação à anoxia neonatal, podemos afirmar que:
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A anoxia neonatal é uma condição grave que pode levar à falta de oxigênio e perfusão em vários órgãos do recém-nascido. Em relação à afirmativa sobre anoxia neonatal apresentada na questão, a alternativa C é a correta. A vasoconstrição persistente pode causar isquemia no túbulo proximal, levando à necrose tubular aguda. Esse processo pode ser potencializado pela presença de mioglobina, liberada pelas fibras musculares. Isso pode levar a complicações neurológicas e até mesmo à morte do recém-nascido. É importante que os profissionais de saúde estejam atentos aos sinais de anoxia neonatal e tomem medidas preventivas para evitar complicações graves.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo